STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados
Falta de investimento nos Edifícios Municipais degrada a saúde e o bem-estar dos trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Julho 2022 14:38

Edificio muncipal Campo GrandeMuitas vezes tem alertado o STML para as deficiências que se verificam em termos de condições de trabalho nos edifícios municipais da CML. Uma realidade que prejudica de forma inequívoca os trabalhadores e a sua saúde, para além do diminuir o seu rendimento e produtividade face às tarefas que assumem diariamente.

Esta semana, uma vez mais, os trabalhadores do edifício municipal do Campo Grande foram confrontados com a paragem total do sistema de recirculação do ar e sua refrigeração. Foi possível constatar em alguns espaços de trabalho, temperaturas superiores a 30ºC.

Também nos Julgados de Paz, todos os que aí laboram, e os munícipes que aí se têm que deslocar, foram confrontados no início de junho, com a paragem dos equipamentos de ar-condicionado, falhas que eram expectáveis, aquando da sua mudança há cerca de um ano para as instalações da Rua dos Douradores, mas que não mereceu qualquer atenção por parte dos responsáveis da autarquia.

Continuar...
 
Aos Trabalhadores da Higiene Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 12 Julho 2022 12:46

recolha luRecolha em Espaços Privados

Há muito que trabalhadores e STML têm denunciado práticas que atentam o disposto no Regulamento de Gestão de Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana de Lisboa (RGRLHUL), publicado em Diário da República a 31 de dezembro de 2019.

É neste Regulamento que encontramos a organização e as regras de caráter obrigatório implícitas ao depósito por munícipes e entidades privadas, e à posterior recolha por parte da CML, através dos meios sob alçada da Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU).

A crítica que ao longo dos últimos meses Sindicato e trabalhadores têm erguido prende-se em especial com a recolha em espaços privados. Assunto abordado, por exemplo, em setembro de 2021, aquando da reunião com a DMHU. Afirmávamos então sobre este problema:

Continuar...
 
Aos Trabalhadores da Higiene Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 11 Julho 2022 12:47

CML OlivaisSTML reúne com a Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU)

 

A entrega do Caderno Reivindicativo dos trabalhadores da limpeza e higiene urbana ao Presidente e Vice-presidente da CML a 25 de maio motivou, poucos dias depois, um pedido de reunião para debater os seus conteúdos com os respetivos responsáveis hierárquicos, nomeadamente da DMHU e respetivas sub-orgânicas (DHU e DRMM). A reunião solicitada ocorreu a 8 de julho, envolvendo também a Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH). Resumimos aqui, alguns dos principais assuntos debatidos.

O STML voltou a referir as disparidades entre os trabalhadores-cantoneiros do período noturno e diurno, em termos do trabalho aos dias-feriado, estando estes últimos a ser francamente prejudicados. Interessa, neste sentido, permitir que todos tenham positivamente os mesmos direitos. Ficaram ambas as direções municipais de avaliar e procurar resolver este problema.

Continuar...
 
Saudação aos Trabalhadores do Município de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 08 Julho 2022 12:21

Manifestacao Nacional 7 julhoUma extraordinária jornada de luta nacional a 7 de julho.

 

A luta por melhores salários, pela reposição de direitos e pela eliminação da legislação que há muito prejudica e ofende os trabalhadores, teve no dia de ontem, 7 de julho, uma extraordinária expressão.

A manifestação nacional convocada pela CGTP-IN trouxe a Lisboa milhares e milhares de trabalhadores de todos os pontos do país, do setor privado e do setor público, organizados e mobilizados pelos respetivos sindicatos da maior e mais representativa Central Sindical portuguesa.

No que diz respeito à realidade muito própria do STML, que envolve os trabalhadores da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais da nossa cidade, uma especial saudação a todos aqueles que souberam assumir as suas responsabilidades, respondendo plenamente à exigência que marca o tempo que vivemos.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 Seguinte > Final >>

Pág. 54 de 298