STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2022
Aos Trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 29 Junho 2022 15:04

edificio cml ATUALIZAÇÃO do Suplemento de Insalubridade e Penosidade (SIP)

Desde 2021 que o STML exigia à CML a atualização do SIP face à regulamentação que entrou em vigor nesse ano. Da parte da autarquia vários foram os motivos para atrasar esta decisão, nomeadamente a elaboração de um ‘relatório técnico’ da responsabilidade da DMRH/DSHS (Medicina do Trabalho). As eleições autárquicas de setembro de 2021 e os resultados conhecidos, também foram motivo argumentado. Da parte dos trabalhadores, compreensivelmente, observou-se um crescente descontentamento.

Daí ser evidente que no âmbito dos Cadernos Reivindicativos que o STML dinamizou em várias realidades profissionais do município, ter sobressaído sempre a atualização deste suplemento.

No caso particular da limpeza e higiene urbana, avançou-se com uma série de plenários, em abril e maio, procurando debater com os trabalhadores os melhores caminhos à defesa dos seus direitos. Foi decidido assim, para a noite de 24 de maio e para a manhã do dia 25 de maio, concentrações na Praça do Município, onde os trabalhadores exigiram respostas às suas reivindicações. Na ausência de soluções por parte da CML, desenhava-se no horizonte uma greve para o período de 10 a 14 de junho.

Continuar...
 
Trabalhadores da Freguesia de Santa Clara em luta! Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 24 Junho 2022 11:14

Entrega Caderno Reivindicativo JF Santa ClaraOs trabalhadores da freguesia de Santa Clara concentraram-se a 24 de junho à porta da sede da Junta de Freguesia. O objetivo desta iniciativa passou por entregar à Presidente do Executivo o Caderno Reivindicativo, que pode ser consultado aqui, onde constam um conjunto de problemas aos quais urge dar resposta.

Destacamos a urgência da regularização dos trabalhadores a recibos-verdes com a sua integração no mapa de pessoal da Junta de Freguesia. Relembramos que a um posto de trabalho de caráter permanente, deve corresponder um vínculo de trabalho efectivo.

Continuar...
 
Pela Paz! Contra a guerra! Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 20 Junho 2022 08:47

Manif. pela paz - 25 de Junho25 de Junho - 15h00 no Marquês de Pombal

 

Em conjunto com inúmeras organizações, a CGTP-IN, e em particular o STML, subscreveram o apelo, proposto por 15 personalidades, com o título “Paz Sim! Guerra e corrida aos armamentos não” e participaremos no desfile marcado para o dia 25 de Junho, com concentração às 15h00 no Marquês de Pombal.

Face à situação atual, em que se assiste ao agravar de vários conflitos por todo o mundo, é urgente reafirmarmos a exigência do respeito pelos princípios do Direito Internacional, inscritos na Carta das Nações Unidas. Também o respeito pelos princípios constantes na ata final da Conferência de Helsínquia.

Só estes princípios garantem a paz, a segurança, a cooperação entre os povos e a justiça. Não é com a inclusão de mais despesa em armamentos ou com o aumento de contribuições para a NATO, nos orçamentos de cada país, que se atingirá a paz.

Continuar...
 
7 de Julho – Jornada de Luta Nacional Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 15 Junho 2022 08:54

7julhoConcentração às 15h00 no Marquês de Pombal

Pré-aviso de greve das 12h00 às 21h00. Todos à manifestação! Que ninguém fique em casa!

 

Temos um Governo que prefere ignorar as condições de vida dos trabalhadores portugueses, em particular os da administração pública. Ignora a taxa de inflação e o aumento do preço dos bens essenciais. E de tudo o resto. Principalmente ignora as consequências que estes aumentos têm na vida de quem trabalha, aqueles que auferem salários baixos ou muito baixos, os mesmos que há mais de uma década não têm os seus rendimentos valorizados.

Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, os trabalhadores da administração pública viram o seu poder de compra diminuir, em média, 6,5% (?!). Por carreiras, verificam-se reduções na ordem dos:

Assistente operacional

- 6,8%

Assistente técnico

- 7,8%

Técnico superior

- 7,6%

 

Se até janeiro a realidade já era per si bastante negativa, chegados ao fim do primeiro semestre deste ano, as dificuldades aumentaram logicamente, enquadradas e justificadas pelo deflagrar da guerra a leste da Europa. Em termos mais latos no tempo, os trabalhadores da administração pública perdem poder de compra há mais de uma década, sem qualquer arrependimento, quer por parte dos governos PSD/CDS, quer pelos últimos governos PS. Muito pelo contrário, foram de facto muito ágeis em não conceder respostas aos problemas sentidos, primeiro pelos trabalhadores, depois pelos serviços públicos junto das suas respetivas populações.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Seguinte > Final >>

Pág. 11 de 23