25 de Junho - 15h00 no Marquês de Pombal
Em conjunto com inúmeras organizações, a CGTP-IN, e em particular o STML, subscreveram o apelo, proposto por 15 personalidades, com o título “Paz Sim! Guerra e corrida aos armamentos não” e participaremos no desfile marcado para o dia 25 de Junho, com concentração às 15h00 no Marquês de Pombal.
Face à situação atual, em que se assiste ao agravar de vários conflitos por todo o mundo, é urgente reafirmarmos a exigência do respeito pelos princípios do Direito Internacional, inscritos na Carta das Nações Unidas. Também o respeito pelos princípios constantes na ata final da Conferência de Helsínquia.
Só estes princípios garantem a paz, a segurança, a cooperação entre os povos e a justiça. Não é com a inclusão de mais despesa em armamentos ou com o aumento de contribuições para a NATO, nos orçamentos de cada país, que se atingirá a paz.
Pelo contrário, esta escalada da guerra e da corrida aos armamentos, poderá ter consequências imprevisíveis na vida de todos sendo que um dos resultados imediatos é o brutal aumento do custo de vida a que temos vindo a assistir e que tantos constrangimentos está já a provocar na vida de milhares de trabalhadores.
Tudo aumenta à conta da guerra: as despesas com saúde e educação, o preço dos bens essenciais, das rendas, da eletricidade, do gás, dos combustíveis. Tudo aumenta, menos o salário dos trabalhadores portugueses!
A luta pela paz incorpora-se na luta geral dos trabalhadores e na sua reivindicação histórica que afirma só existir paz duradoura quando existirem respostas aos seus problemas. Os trabalhadores do município - câmara, juntas de freguesia e empresas municipais de Lisboa -,não podem virar costas à exigência maior do nosso tempo: PAZ SIM! guerra NÃO!
PRIMEIROS SUBSCRITORES:
Ana Margarida de Carvalho, Escritora
Armando Farias,Técnico de Produção
Frei Bento Domingues, Teólogo
Deolinda Machado, Professora
Fernando Casaca, Actor e Encenador
Francisco Batista, Capitão de Mar e de Guerra (ref.)
Ilda Figueiredo, Economista
João Veloso,Professor Universitário
José Goulão, Jornalista
José Pinho, Presidente da Associação de Estudantes da FCSH
Manuel Loff, Historiador
Manuela Espírito Santo, Escritora
Pedro Pezarat Correia, General (ref.)
Rita Lello, Actriz
Rui Pereira, Professor |