Entrada Comunicados
Vota Lista B - Representantes para a Saúde e Segurança no Trabalho apoiados pelo STML Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 07 Outubro 2016 15:50

listab hst cand200x142Ao longo dos últimos anos apenas os Representantes para a Saúde e Segurança no Trabalho apoiados pelo STML marcaram presença nos mais variados locais de trabalho da Câmara Municipal de Lisboa, identificando e denunciando os problemas que afectam os respectivos trabalhadores.

Assim foi nos casos envolvendo o Edifício do Campo Grande - problemas com elevadores, alcatifas, ausência de refeitório -, no Edifício da Alexandre Herculano - avarias nos elevadores, ausência de equipamentos de ares condicionados, inexistência de um plano de emergência, casas de banho degradadas -, e mais recentemente nas mudanças para o Edifício do Entreposto, onde foi possível resolver problemas como os da insonorização, climatização e iluminação, entre outros.

Estivemos também nos Quartéis do Regimento de Sapadores Bombeiros, nos Postos de Limpeza, nas Oficinas de reparação e manutenção mecânica, nos refeitórios municipais, nas instalações das Brigadas LX Alerta, Calceteiros e Colectores, nos Jardins, Cemitérios, DIP e DEMIEM, entre outros sectores de actividade.

Continuar...

Resolução da Cimeira da Frente Comum e Proposta Reivindicativa Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 30 Setembro 2016 16:42

Frente Comum dos Sindicatos da Administração PúblicaOs trabalhadores e o povo aproximam-se de mais um momento decisivo nas suas vidas que é o Orçamento do Estado para o novo ano que se avizinha. Cabe ao Governo, no quadro dos compromissos assumidos com o povo e com os partidos com assento parlamentar (PCP, BE e PEV), apresentar propostas que respondam às dificuldades vividas pelas populações, resultantes de décadas de políticas de esbulho e ataque aos trabalhadores e aos seus direitos.

Se é verdade que hoje, com a luta dos trabalhadores, foi já possível a reposição de alguns direitos roubados, como a reposição das 35 horas, a reposição dos feriados roubados, a reversão dos cortes nos salários acima dos €1.500,00 na Administração Pública até Outubro de 2016 e o fim da sobretaxa do IRS de 3,5% até 2017, é também verdade que as desigualdades em Portugal são gritantes e continuam a aumentar.

Os trabalhadores da Administração Pública não têm qualquer aumento salarial desde 2009, a esmagadora maioria dos trabalhadores não tem alteração da posição remuneratória desde 2005, as pensões mínimas tiveram aumentos de miséria (as mais baixas 4 cêntimos/dia) e as pensões superiores a 628,83€ continuaram congeladas desde 2010.

Continuar...

11 e 12 de OUTUBRO - Manifesto da Lista B nas Eleições para os Representantes dos Trabalhadores para a Saúde e Segurança no Trabalho Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 29 Setembro 2016 18:33

Candidatos Lista BA influência das condições de trabalho na vida dos trabalhadores é atualmente um assunto e uma prioridade incontornável.

É consensual a correlação entre boas condições de trabalho e a satisfação e produtividade, saúde e felicidade, motivação e auto-realização dos trabalhadores.

Condições que influem determinantemente na qualidade e eficácia dos serviços públicos prestados enquanto realidades que se interrelacionam porque interdependentes.

A melhoria das condições de trabalho assume-se assim e cada vez mais, como uma matéria de extrema importância para os principais visados, mas também para o funcionamento dos serviços públicos.

Como resultado da luta organizada, foram introduzidas nas últimas décadas, alterações significativas no quadro legislativo no campo da saúde e segurança no trabalho. Contudo, muitas não foram ainda traduzidas na prática, quer por ausência de vontade política, quer por falta ou incapacidade de ação inspetiva.

Ler o Manifesto da Lista B...

Aos Bombeiros Sapadores - Da reunião do STML/Departamento de Bombeiros com o Vereador dos RH Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 26 Setembro 2016 14:06

STML RSB Departamento de BombeirosRealizou-se no passado dia 23 de Setembro uma reunião entre o STML e a CML, que contou com a presença do Sr. Vereador dos Recursos Humanos e Finanças, João Paulo Saraiva e as chefias da Direção Municipal e do Departamento dos Recursos Humanos, onde se procurou solucionar algumas das situações mais prementes no RSB, tais como:

A. SOBRE O CONCURSO DE INGRESSO

Do concurso aberto recentemente, os RH referem existirem 506 candidatos. Tendo a CML aceite algumas das reivindicações do STML, nomeadamente sobre formas de contacto e informação aos candidatos, formação adequada aos psicólogos do RSB que poderão realizar entrevistas, bem como alteração ao modo de apuramento dos candidatos na avaliação psicológica, passando a contar a média dos três itens do exame psicológico. Continuamos a defender que o número de vagas disponibilizadas, é insuficiente às necessidades do Regimento.

B. REFORÇO DE COZINHEIRAS PARA OS REFEITÓRIOS DO RSB

Após permanentes denúncias deste Sindicato junto da CML, voltámos a insistir na necessidade urgente de transferir ou contratar novas cozinheiras para o RSB. Ficou a Diretora Municipal dos Recursos Humanos em avaliar e resolver junto dos SSCML respostas para esta necessidade que há muito revela uma natureza de facto inadiável.

Continuar...

<< Início < Anterior 171 172 173 174 175 176 177 178 179 180 Seguinte > Final >>

Pág. 171 de 298