Aos Bombeiros Sapadores - Da reunião do STML/Departamento de Bombeiros com o Vereador dos RH |
Segunda, 26 Setembro 2016 14:06 |
Realizou-se no passado dia 23 de Setembro uma reunião entre o STML e a CML, que contou com a presença do Sr. Vereador dos Recursos Humanos e Finanças, João Paulo Saraiva e as chefias da Direção Municipal e do Departamento dos Recursos Humanos, onde se procurou solucionar algumas das situações mais prementes no RSB, tais como: Do concurso aberto recentemente, os RH referem existirem 506 candidatos. Tendo a CML aceite algumas das reivindicações do STML, nomeadamente sobre formas de contacto e informação aos candidatos, formação adequada aos psicólogos do RSB que poderão realizar entrevistas, bem como alteração ao modo de apuramento dos candidatos na avaliação psicológica, passando a contar a média dos três itens do exame psicológico. Continuamos a defender que o número de vagas disponibilizadas, é insuficiente às necessidades do Regimento. Após permanentes denúncias deste Sindicato junto da CML, voltámos a insistir na necessidade urgente de transferir ou contratar novas cozinheiras para o RSB. Ficou a Diretora Municipal dos Recursos Humanos em avaliar e resolver junto dos SSCML respostas para esta necessidade que há muito revela uma natureza de facto inadiável.
Após terem sido já pagos no mês de Agosto os gratificados, face ao que foi uma grande conquista do STML junto do Governo, exigimos agora à CML que todas as prevenções, incluindo as prestadas à empresa municipal EGEAC, sejam pagas como gratificados e nunca como horas extraordinárias. O Vereador João Paulo Saraiva, concordando com os argumentos apresentados pelo Sindicato, ficou de avaliar a nossa proposta.
Vemos agora tornada realidade no recibo de vencimento, o pagamento dos gratificados, uma ambição antiga dos Bombeiros alcançada pelo STML.
D. MOBILIDADE / CONCURSO DE PROMOÇÃO O STML defendeu novamente que a CML deve efetuar todos os esforços para promover os concursos de forma a assegurar as promoções, há tanto desejadas e necessárias no RSB. É assim urgente a resolução desta situação visto estarem a aproximar-se os prazos finais das mobilidades relativas a alguns postos de trabalho. O STML reiterou as suas exigências de ter um efetivo mínimo de pessoal por forma a garantir um socorro cabal aos munícipes, mas também a segurança dos Bombeiros. Perante esta proposta, o Vereador dos Recursos Humanos ficou de agendar uma reunião com Vereador dos Bombeiros e Proteção Civil para, em conjunto, avaliarem esta possibilidade. Preocupações acrescidas com o aproximar do término da Fase Charlie, agravando um problema que, a não ser resolvido atempadamente, colocará a prestação do socorro abaixo dos limites mínimos, com todos os riscos que daí advêm.
À margem desta reunião, damos nota de mais duas informações, nomeadamente: Após o compromisso por parte do Comando, quer em ordem de serviço quer junto dos bombeiros, que apontava para o mês de Fevereiro o início da formação para Subchefes de 2ª classe e Sapadores Bombeiros, situação depois adiada para Setembro, lamentamos que até agora as mesmas ainda não tenham sido concretizadas.
PAGAMENTO DOS REFORÇOS O STML, embora se aguarde ainda pelos recibos de vencimento deste mês, foi informado que seriam pagos com retroativos alguns erros detetados bem como os subsídios de alimentação e o subsídio noturno de 25% sobre essas horas efetuadas. Caso exista alguma incorreção no pagamento, devem os Bombeiros prejudicados informar imediatamente a Secção de Pessoal do RSB ou pedir esclarecimentos junto dos Dirigentes ou Delegados Sindicais do STML.
|