STML reúne com o Conselho de Administração
Por solicitação do STML, realizou-se a 18 de março uma reunião entre o Sindicato e o Conselho de Administração (CA) do MARL, representado pelo seu presidente Rui Paulo Figueiredo. Apesar de se ter tratado de uma primeira reunião de apresentação, foram, porém, abordados vários assuntos.
Da parte do CA houve maior enfoque à realidade financeira da empresa, valorizando os bons resultados alcançados nos últimos anos, sem esquecer, todavia, os problemas e obstáculos que ainda persistem. Por seu lado, o Sindicato centrou-se nos problemas conhecidos nos últimos meses pelos contactos efetuados com os trabalhadores.
Como questão central apresentada pelo STML, a necessidade de a médio prazo se iniciar um processo de negociação com vista à celebração de um Acordo de Empresa (AE) que regulamente uma realidade laboral carregada de omissões, desequilíbrios e injustiças. Objetivo que foi compreendido e bem aceite pelos responsáveis máximos do MARL.
Como matérias prioritárias, por exemplo, a uniformização e valorização salarial, os suplementos remuneratórios, as condições de trabalho, as carreiras, a avaliação de desempenho, o horário de trabalho ou os dias de férias, entre outras. Tópicos que obviamente deverão ser enquadrados num futuro AE, respeitando os interesses, expetativas e direitos dos trabalhadores.
Neste sentido, o STML irá nos próximos meses debater com os principais interessados, os trabalhadores, os assuntos que deverão estar vertidos na proposta de AE. O seu envolvimento e o contributo de todos, independentemente da carreira e/ou categoria profissional, será indispensável neste propósito.
Um processo de auscultação e debate que se pretende o mais alargado possível, de forma a garantir a construção de uma proposta de AE a apresentar à administração da empresa, que de facto responda às reivindicações atuais e futuras dos trabalhadores do MARL.
Informados e esclarecidos, somos mais consequentes.
Sindicaliza-te no nosso, o Teu Sindicato, o STML!
|