STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados
Trabalhadores da Limpeza Urbana da Freguesia de Campo de Ourique entregam abaixo-assinado ao Presidente da Junta Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 01 Junho 2023 15:58

Entrega abaixo-assinado - campo de ourique 01.06.2023A 1 de junho, os trabalhadores-cantoneiros da Freguesia de Campo de Ourique concentraram-se em frente à sede da Junta, propositando a entrega de um abaixo-assinado ao Presidente do Executivo. O referido abaixo-assinado pode ser consultado aqui.

Neste sentido, uma delegação de Dirigentes e Delegados sindicais do STML, foram recebidos pelo Presidente Pedro Costa, ficando consensualizado para breve uma reunião de trabalho para debater as matérias reivindicadas.

O STML não deixará de transmitir em tempo oportuno os conteúdos dos assuntos discutidos, sabendo que a prioridade do Sindicato será sempre defender os direitos e expectativas dos trabalhadores de Campo de Ourique.

  

Dá força ao Teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

stml novo jpeg 90X90

 
Trabalhadores Técnicos Superiores entregam abaixo-assinado ao Presidente da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 31 Maio 2023 10:47

Entrega abaixo-assinado - ordens profissionais-31.05.2023Urge o pagamento pela CML das quotizações às Ordens Profissionais

 

A 31 de maio, ao abrigo do plenário convocado pelo STML, uma delegação composta por Dirigentes do Sindicato e de trabalhadores-técnicos superiores, entregou o abaixo-assinado ao Presidente da CML que reivindica: 

  1. Assunção pela CML do pagamento às Ordens Profissionais dos trabalhadores que para o exercício de atos próprios da sua profissão têm que estar inscritos impreterivelmente nas respetivas Ordens;
  2. Nos casos em que já houve lugar ao pagamento à respetiva Ordem Profissional, em parte ou na totalidade, referente ao ano corrente (2023), deve a CML ressarcir os trabalhadores dos valores em causa.

O referido abaixo-assinado, com 440 assinaturas, pode ser consultado aqui. 

Da parte do Presidente Carlos Moedas ficou o compromisso de avaliar estas matérias, acelerando a sua resolução de acordo com as reivindicações expressas pelos trabalhadores que, obrigatoriamente, têm que estar inscritos nas respectivas Ordens Profissionais para desempenharem as suas funções em nome da CML.

O STML continuará a acompanhar este processo, defendendo em todas as dimensões possíveis, os direitos e as expectativas dos trabalhadores técnicos superiores da autarquia de Lisboa.

 

Dá mais força ao teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML!

stml novo jpeg 90X90

 
Aos Trabalhadores da Freguesia das Avenidas Novas Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 29 Maio 2023 09:14

Junta de Freguesia Avenida NovasSTML reúne com o Executivo

 

Por solicitação do STML, realizou-se a 24 de maio uma reunião com o Executivo da Junta de Freguesia das Avenidas Novas representado pelo seu Presidente Daniel Gonçalves. Dos assuntos abordados, sintetizamos o seguinte. Assim,

Falta de pessoal na Limpeza Urbana

O STML sublinhou a carência de trabalhadores neste setor de atividade e como avalia o Executivo dar resposta a esta realidade. Problema agravado com a diminuição nos mapas de pessoal de assistentes operacionais para a Limpeza Urbana que, se comparado com o número de trabalhadores que existiam em 2014 (quando se procedeu à transferência de competências da CML para as Juntas de Freguesia), verifica-se atualmente um número inferior, quer em termos de vagas, quer em número de cantoneiros hoje ao serviço da Junta. Naturalmente, esta carência tem sobrecarregado os trabalhadores atualmente ao serviço.

Continuar...
 
Semana de Luta dos Trabalhadores da Higiene Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 26 Maio 2023 13:33

- 29 de maio a 2 de junho –

 

Perante a falta de respostas concretas do Executivo Municipal aos problemas e reivindicações dos trabalhadores, na semana de 29 de maio a 2 de junho os cantoneiros e condutores da limpeza e higiene urbana estarão em luta, paralisando duas (2) horas em cada horário de trabalho, em todas as instalações da Higiene Urbana.

A ordem das paralisações será a seguinte:

 tabela plenarios HU maio junho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lutamos:

  • Pela defesa do princípio de que um trabalhador acidentado só deve regressar ao serviço depois de totalmente apto;

  • Pela atribuição dos mesmos direitos a todos os trabalhadores independentemente de serem do período diurno ou notuno;

  • Pelo fim dos castigos informais e do assédio laboral que se verifica em alguns locais de trabalho da higiene urbana;

  • Pela abertura imediata dos espaços de toma de refeições em todas as instalações da higiene urbana;

  • Pela melhoria das condições de trabalho no campo da manutenção e conservação do edificado;

  • Pela organizar dos circuitos de remoção de forma a pôr termo aos desequilíbrios atuais;

  • Pela salvaguarda da conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar, nomeadamente no respeito pelo direito de negociação na marcação de férias, além de acabar com as mudanças abruptas de local de trabalho sem considerar as responsabilidades pessoais e familiares dos trabalhadores;

  • Pela realização de formação profissional para todos os trabalhadores;

  • Pela produção de escalas equitativas, justas e transparentes;

  • Pelo gozo das folgas e férias acumuladas.


A luta subirá de tom, caso o Executivo municipal não se comprometa, séria e realmente, na resolução dos problemas há muito conhecidos, bem como na resposta às reivindicações suprarreferidas.

Unidos, organizados e determinados. Dá força à luta que é tua!

 

Alavanca o Teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

stml novo jpeg 90X90

 
<< Início < Anterior 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 Seguinte > Final >>

Pág. 34 de 298