STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2024
Concentração de Bombeiros Sapadores, dia 1 de fevereiro, à frente do Palácio de Belém Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 01 Fevereiro 2024 09:38

stml novo jpegBombeiros Sapadores entregam um memorando ao Presidente da República para reivindicar a aplicação de subsídios justos para esta carreira.

Apelam ao Presidente da República que interceda junto dos responsáveis políticos para que os Bombeiros Sapadores tenham um tratamento idêntico ao das forças de segurança


Na sequência da apresentação da Plataforma Intersindical dos Bombeiros Sapadores da Administração Local, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML) o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP), anunciaram a primeira iniciativa, agendada para esta quinta-feira, dia 1 de fevereiro, entre as 11h30 e 14 horas.

Bombeiros - Logotipo plataforma intersindical dos BombeirosA plataforma intersindical vai promover uma concentração de Bombeiros Sapadores, dirigentes, delegados e ativistas de todo o país, à frente da residência do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a finalidade de entregar um memorando.

A plataforma foi criada para dar voz aos Bombeiros Sapadores, junto da tutela, dos partidos políticos e seus candidatos e para exigir as seguintes reivindicações:

 

 

1. Direito ao Subsídio de Risco;

2. Direito ao Subsídio de Insalubridade e Penosidade;

3. Direito ao Subsídio de Disponibilidade Permanente;

4. Revisão do Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local;

- Atualização das tabelas salariais;

- Revisão da idade para a aposentação;

- Substituição do SIADAP por um sistema de avaliação justo e sem quotas;

- Regulamentar a atribuição e atualização de Subsídios e Suplementos específicos para bombeiros sapadores, separados do vencimento base (atualmente se retirarem estes subsídios, a remuneração é inferior à Remuneração Mínima Nacional);

- Reconhecimento da Profissão de Desgaste Rápido;

- Sistema justo e adequado de Promoção e Progressão na carreira.


Os dirigentes da plataforma estão disponíveis para prestar declarações aos jornalistas. 

 
Trabalhadores da Freguesia de Alvalade conquistam mais DIREITOS! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 31 Janeiro 2024 10:02

ACEP Alvalade- foto provisoriaSTML assina novo ACEP com o Executivo

 

Nos últimos meses foi possível para o STML encetar com o Executivo da Freguesia de Alvalade um processo negocial concluído no passado dia 26 de janeiro com a celebração de um novo Acordo Colectivo de Empregador Público (ACEP).

Neste novo ACEP está positivo e finalmente enquadrado o pagamento do suplemento de insalubridade e penosidade durante 12 meses, ou seja, incluindo o período de férias dos trabalhadores (com retroativos a janeiro de 2021). Também o direito ao descanso compensatório (folga) pelo trabalho em dia-feriado foi alcançado.

Sublinhar que todo este processo, agora satisfatoriamente concluído, só foi possível depois da luta determinada dos cantoneiros desta freguesia, com destaque para a manifestação-concentração realizada a 28 de junho de 2023 em frente à Sede da Junta de Alvalade.

Com a luta avançamos! E só com a luta organizada e confiante conseguimos melhorar as condições de vida de quem trabalha!

 

 

 
Aos Trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 31 Janeiro 2024 09:46

CML edificioSTML reúne com o Vice-Presidente

 

A 30 de janeiro o STML reuniu com o Executivo Municipal, representado pelo seu Vice-Presidente. Também presentes, os responsáveis da Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH) e do Departamento de Saúde, Higiene e Segurança (DSHS). Dos assuntos debatidos, sintetizamos o seguinte. Assim,

 

Valorização dos trabalhadores da Categoria de Assistente Operacional com mais de 30 anos de serviço

Face aos 150 trabalhadores (pelo menos) que a CML/DMRH pretendia excluir da valorização decidida em 2022 pelo Governo, que motivou o STML a disponibilizar um requerimento individual aos trabalhadores seus associados, ao que se seguiria ao fim de 90 dias, também por iniciativa do Sindicato, um processo coletivo em tribunal, o Vice-Presidente assumiu a resolução positiva deste diferendo. Neste sentido, a DMRH irá proceder à valorização dos trabalhadores com mais de 30 anos de serviço até agora excluídos (~150 casos). Esta decisão, com retroatividade a janeiro de 2023, terá efeitos práticos no próximo recibo de vencimento de março. O STML saúda esta decisão, já que repõe justiça para um conjunto significativo de trabalhadores, face a um processo que para o Sindicato sempre foi claro e cuja resolução sempre exigimos de forma taxativa.

Continuar...
 
Bombeiros Sapadores agendam plano de luta pelos seus Direitos Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 30 Janeiro 2024 15:41

RSBNo dia 25 de janeiro reuniram, tal como agendado anteriormente, os sindicatos STML, SINTAP e SNBP.

Foi acordado a realização das seguintes ações de luta e de divulgação:

 

Dia 31 de janeiro, pelas 12 horas: Conferência de imprensa, na sede dos Serviços Sociais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Quartel da Encarnação, para a apresentação aos órgãos de comunicação social da plataforma intersindical dos Bombeiros Sapadores da Administração Local e os seus objetivos.

Dia 1 de fevereiro, pelas 11h30: Concentração de dirigentes e delegados junto da residência oficial do Presidente da República, no Palácio de Belém, e entregar um memorando, reclamando o tratamento igual às restantes forças de segurança. Esta iniciativa é aberta a todos os Bombeiros Sapadores que queiram estar presentes em apoio à luta de todos.

Dia 7 de fevereiro, pelas 15h: Reunião com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa para entrega do caderno reivindicativo dos Bombeiros Sapadores da Administração Local.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 Seguinte > Final >>

Pág. 14 de 16