STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados
15 de outubro – 15h00 no Cais do Sodré Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 06 Outubro 2022 09:49

imagem 15 OutubroManifestação Nacional pelo aumento real dos salários!

 

Pré-aviso de greve das 13h00 às 21h00.

 

Em setembro, os trabalhadores portugueses ficaram a conhecer a sensibilidade do Governo perante o aumento brutal do custo de vida que assola a imensa maioria dos portugueses desde janeiro deste ano. Ao fim de 10 meses a perder dezenas de euros todos os meses, ficou-se a saber que haverá uma “ajuda” de 125€ no mês de outubro, mais 50€ por cada filho.

Faltará questionar os membros do Governo para quando a ajuda mensal, todos os meses, que de facto corresponda às necessidades reais dos trabalhadores, não só em relação ao passado recente, mas principalmente para o futuro, sabendo que a inflação terá consistência para aguentar vários meses e, mesmo depois de superada, dificilmente se poderá acreditar que os preços dos bens alimentares, entre muitos outros bens essenciais, ou da energia, dos combustíveis e das rendas, voltem aos preços praticados antes de 2021. A natureza do ‘mercado’, leia-se a obtenção desmesurada de lucros à conta da especulação, assim o determina.

Continuar...
 
Aos Sapadores Bombeiros Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 22 Setembro 2022 13:21

RSBSTML reúne com o Executivo Municipal

 

A 15 de setembro e no âmbito da apresentação das conclusões sobre o estudo em torno do desgaste rápido na atividade de bombeiro profissional, realizado por três bombeiros do RSB, reuniu o STML com o Vice-Presidente da CML. Nesta reunião, estiveram igualmente presentes o Diretor da Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH) e a Diretora do Departamento de Segurança, Higiene e Saúde (DSHS).

O estudo apresentado inferiu sobre a atividade de bombeiro, os determinantes ocupacionais e as consequências resultantes nos profissionais. Da parte da CML foi demonstrada abertura para discutir os assuntos discriminados e aprofundados no referido documento. Acrescentou ainda o Executivo ser do maior interesse da autarquia que este estudo fosse confrontado com outros de natureza idêntica, os quais poderão vir ou não a corroborar as conclusões matizadas no trabalho apresentado.

Continuar...
 
Aos trabalhadores da Freguesia da Ajuda Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 22 Setembro 2022 12:39

jf ajudaSTML reúne com o Executivo

 

A 15 de setembro, realizou-se a reunião há muito solicitada pelo STML com o Executivo da Freguesia da Ajuda, representado pelo seu Presidente Jorge Marques. Dos principais assuntos debatidos, destacam-se os seguintes. Assim,

Negociação de um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)

No que diz respeito à negociação para a celebração de um novo ACEP, o STML invocou a importância deste tipo de instrumento que possibilita maior transparência no relacionamento entre trabalhadores e Junta de Freguesia, para além dos novos direitos que podem ser assegurados para os trabalhadores. Foram dados os exemplos de outras Juntas de Freguesia e da própria CML, que já possuem este acordo, e do resultado positivo que daí advém para todas as partes.

Entre outras cláusulas do ACEP proposto pelo STML, foi dado enfâse especial à majoração dos dias férias (3), por avaliação positiva no SIADAP, mostrando-se a Junta inicialmente discordante, mas com possibilidade de analisar a questão, face a nova proposta a apresentar pelo STML (entretanto já enviada).

Também defendido pelo STML, é a reposição do descanso compensatório por trabalho extraordinário ao feriado assim como o pagamento dos suplementos de caráter permanente durante o período de férias. Em relação a este último ficou o Sindicato de enviar o parecer do seu Gabinete Jurídico para apreciação de Junta de Freguesia (já remetido).

Continuar...
 
Trabalhadores das oficinas de reparação e manutenção mecânica da CML concentram-se na Praça do Município Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 22 Setembro 2022 10:36

DRMM - Entrega Caderno Reivindicativo - 22.09.2022

A 22 de setembro, uma delegação dos trabalhadores das oficinas de reparação e manutenção mecânica da CML concentraram-se na Praça do Município com o propósito de entregar ao Presidente da autarquia o seu Caderno Reivindicativo, que pode ser consultado aqui.

 

Membros da Direcção do STML, com o Delegado sindical deste sector, foram recebidos pelo assessor do Presidente da CML e pelo assessor do Vereador Ângelo Pereira. Foram transmitidos em síntese os principais problemas aos quais se exigem respostas céleres, tais como:

  • Contratar pessoal para as várias categorias profissionais
  • Investir na melhoria de condições de trabalho;
  • Adquirir ferramentas e materiais indispensáveis ao funcionamento diário das oficinas;
  • Disponibilizar formação profissional a todos os trabalhadores;
  • Adquirir EPIs de qualidade e em quantidade suficientes para todos os trabalhadores.

Foi relembrado que as oficinas de reparação e manutenção mecânica, são parte indispensável ao funcionamento eficaz de vários serviços municipais, destacando o serviço público de limpeza e higiene urbana da cidade. 

É nestas oficinas que se procede à reparação e manutenção das viaturas pesadas da remoção de resíduos sólidos. Não estando reunidas as condições para proceder a estes trabalhos, pelas carências e deficiências acima referidas, é também a população e a cidade de Lisboa que são prejudicadas.

O STML irá agora solicitar uma reunião com os responsáveis hierárquicos da DMHU/DRMM para debater em concreto os inúmeros assuntos que constam no Caderno Reivindicativo. Paralelamente, irá reunir com os trabalhadores das Oficinas do DRMM para avaliar os caminhos imediatos à resolução dos seus problemas.



Unidos e organizados, somos sempre mais consequentes.

stml novo jpeg

 
<< Início < Anterior 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 Seguinte > Final >>

Pág. 50 de 298