STML reúne com o Executivo Municipal
A 15 de setembro e no âmbito da apresentação das conclusões sobre o estudo em torno do desgaste rápido na atividade de bombeiro profissional, realizado por três bombeiros do RSB, reuniu o STML com o Vice-Presidente da CML. Nesta reunião, estiveram igualmente presentes o Diretor da Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH) e a Diretora do Departamento de Segurança, Higiene e Saúde (DSHS).
O estudo apresentado inferiu sobre a atividade de bombeiro, os determinantes ocupacionais e as consequências resultantes nos profissionais. Da parte da CML foi demonstrada abertura para discutir os assuntos discriminados e aprofundados no referido documento. Acrescentou ainda o Executivo ser do maior interesse da autarquia que este estudo fosse confrontado com outros de natureza idêntica, os quais poderão vir ou não a corroborar as conclusões matizadas no trabalho apresentado.
Entendendo que a discussão em torno de um eventual estatuto de profissão de desgaste rápido se situa num plano governamental, foram todavia debatidos e agilizados os seguintes temas:
- Evidência demonstrada pela bibliografia consultada que o que menos impacta e desgasta o profissional na lógica do serviço por turnos e noturno, é a menor rotatividade existente entre serviços, contrariando sistemas de horários de serviço mais rotativos e curtos;
- Melhores EPI, em maior quantidade e em permanente disponibilidade para os bombeiros;
- Reduzir a idade para a aposentação;
- Exames médicos específicos e adequados à carreira de bombeiro profissional;
- O garante que os exames médicos efetuados vão ao encontro da deteção de doenças mais suscetíveis de serem contraídas pelos bombeiros;
- O cumprimento do ACEP celebrado entre a CML e o STML nos prazos estabelecidos para as consultas e exames de medicina no trabalho;
- Melhorar e criar as condições de treino físico, bem como as de higiene e segurança existentes atualmente nos quartéis.
O STML, em particular através do seu Departamento de Bombeiros, irá continuar a debater estes conteúdos com os responsáveis municipais, políticos e hierárquicos, de forma a serem criadas, a partir de uma base teórica sólida, respostas concretas e práticas que respondam às necessidades dos Sapadores Bombeiros, respeitando os seus direitos e expetativas.
Dá mais força ao teu Sindicato!
Sindicaliza-te no STML!
|