O STML irá realizar, como em anos anteriores, uma reunião magna de mulheres trabalhadoras da CML no dia 08 de Março às 10h00, no Cinema S. Jorge, na Av. da Liberdade.
Haverá lugar à exibição de um filme alusivo aos Cem Anos da Proclamação do Dia Internacional da Mulher, com ênfase para as várias profissões que as mulheres desempenham na Câmara de Lisboa, a sua realidade e os seus problemas específicos.
As mulheres têm dispensa para participar no evento, das 09h00 às 12h00, ao abrigo da lei sindical.
Em 1910, numa Conferência de Mulheres em Copenhaga, a revolucionária alemã Clara Zetkin, propõe a proclamação de um dia internacional da mulher:
"Em acordo com as organizações politicas e sindicais do proletariado nos seus respectivos países, as mulheres de todos os países organizarão todos os anos um dia das mulheres. Este dia das mulheres deve ter carácter internacional e ser cuidadosamente preparado."
Um ano depois, em vários países da Europa e nos Estados Unidos, mais de um milhão de mulheres saíram às ruas para se manifestarem dando início a um grandioso movimento reivindicativo à escala mundial que chega aos nossos dias como expressão simbólica de mobilização das trabalhadoras de todo o mundo pela sua emancipação económica, social e política.
Portugal não foi excepção. Nesse período histórico, a luta das mulheres também se torna um factor incontornável face às brutais desigualdades e injustiças a que eram sujeitas. A título de exemplo, a taxa de analfabetismo era de 75% e, destes, 81% eram mulheres. Apesar da luta e dos resultados conseguidos no sentido de conquistarem o direito a salário igual para trabalho igual aos homens, as mulheres ganham apenas 50% dos salários destes.
|