STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicação Social
Deco - Número de reformados com dívidas está a crescer Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 14 Julho 2014 08:55

reformados com dividasEm "Notícias ao Minuto" de 13-07-2014


A crise que assolou o país nos últimos anos levou muitos portugueses a recorrerem à ajuda do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado da Deco. O desemprego era a principal causa do pedido de ajuda, mas a tendência está a mudar e agora são os cortes nos salários e nas pensões que estão na origem do "desespero", escreve o Jornal de Notícias.


Ver artigo completo aqui.

 
Aumento da ADSE - Pedido de fiscalização Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 30 Junho 2014 09:19

Tribunal ConstitucionalPCP, BE e PEV pedem segunda-feira fiscalização do Tribunal Constitucional aos aumentos da ADSE

 

Os descontos para a ADSE aumentaram em Agosto do ano passado de 1,5% para 2,25%, tendo em Janeiro sofrido nova subida de 0,25 pontos percentuais.
PCP, BE e PEV entregam segunda-feira o pedido de fiscalização da constitucionalidade do diploma que aumenta os descontos para a ADSE, que consideram um "imposto escondido".

Sobre os motivos que justificaram o pedido de fiscalização da constitucionalidade do diploma, o deputado do BE Luís Fazenda sustentou que "há um imposto escondido, dissimulado" e há "uma violação do princípio da confiança em relação àquilo que são as contribuições dos trabalhadores para estes subsistemas". (...)

O deputado do PEV José Luís Ferreira sublinhou ainda que o diploma propõe que 50% das contribuições das entidades públicas revertam directamente para o Estado, o que na nossa perspectiva é inconstitucional".

O diploma, que entrou em vigor em Maio e cujos efeitos se aplicaram aos salários pagos em Junho, aumenta as contribuições dos funcionários públicos e dos pensionistas para os respectivos subsistemas de saúde, de 2,5 para 3,5 por cento.

Continuar...
 
Tribunais penhoraram mais de 181 mil reformados em 2013 Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 29 Abril 2014 09:41

Penhoras de reformados 2014Diário Digital - 28 de Abril de 2014

 

Mais de 181 mil reformados foram alvo de penhora da parte dos tribunais em 2013 devido a casos de sobreendividamento, efeitos da austeridade e dívidas para cobrança executiva.

A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do Diário Económico, com o jornal a acrescentar, citando dados da Câmara dos Solicitadores, que o número de penhoras a reformados subiu 24% face a 2012, valendo já 45 milhões de euros.

Revelando que os reformados são cada vez mais chamados a pagarem dívidas por serem fiadores de familiares, os mesmos dados concluem que, em 2013, aconteceu uma média mensal de cerca de 15.100 reformas penhoradas.


Ver aqui.

 

stml90x90

Inter reformados

 
CGTP diz que novo cálculo das pensões ou é aumento da idade de reforma ou penalização Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 14 Abril 2014 10:34

Jornal Público, 13/04/2014


Armenio CarlosCGTP diz que novo cálculo das pensões ou é aumento da idade de reforma ou penalização

 

O secretário-geral da CGTP criticou a alteração do cálculo das pensões em 2015 consoante a economia e demografia, abordada num documento da Comissão Europeia, afirmando que tal significa o aumento da idade da reforma ou uma penalização do valor.

Segundo o documento, o cálculo das pensões de reforma da Caixa Geral de Aposentações (CGA) e da Segurança Social em 2015 vai passar a integrar critérios demográficos e económicos para travar a despesa. Esta reforma das pensões deve incluir medidas de curto prazo e prevê que as novas medidas vão entrar em vigor no próximo ano e serão aplicadas a todas as pensões, mesmo aquelas que já se encontram em pagamento. Além disso, deverá ainda ser fixada uma cláusula de salvaguarda que impedirá a redução das reformas.

Continuar...
 
Especialista alerta que medidas vão contra fundamentos da criação da Segurança Social Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 28 Março 2014 10:04

Sandra Henriques 27 Mar, 2014, 09:08 / atualizado em 27 Mar, 2014, 09:09

 

A especialista em Segurança Social Teresa Garcia considera que as notícias desta manhã de que o Governo já está a preparar cortes definitivos nas pensões devem levar em primeiro lugar a que se questione as razões que levam aos ataques à Segurança Social. Teresa Garcia defende que as medidas que o Executivo estará a preparar vão contra tudo aquilo que são os fundamentos da criação deste sistema.

 

Em declarações ao jornalista da Antena 1 Luís Soares, Teresa Garcia recorda que a Segurança Social está a fazer 40 anos e já deu muito ao país em termos materiais e pessoais, mas agora esquecem-se os objetivos da sua criação.

A professora do Instituto Superior de Economia e Gestão sublinha que estuda estas problemáticas há mais de 20 anos e tem ouvido muitas críticas internacionais ao paradigma da privatização que tem vindo a ganhar terreno.

 

Em RTP – Notícias online

Ouvir aqui.

 

Inter reformadosstml90x90

 
O BPN, a Caixa Geral de Aposentações e roubos aos pensionistas – Isto anda tudo ligado! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 06 Março 2014 10:51

BPN inter-reformadosO BPN, a Caixa Geral de Aposentações e roubos aos pensionistas – Isto anda tudo ligado!

 

Ver Jornal Público, 03/03/2014

Fundo de Pensões do BPN distribuiu lucros e agora não paga reformas


PAULO PENA


O Governo transferiu 25 milhões de euros para o BIC depois de mudar as regras de cálculo do fundo e, meses depois, já estava a repor dinheiro em falta.


Ana Quental trabalhou 39 anos na banca. No BPN esteve 13 anos, um terço da sua vida profissional. Era directora de Meios de Pagamento, a pessoa que geria a inovadora rede de multibanco com que o grupo de Oliveira Costa se chegou a destacar. "Felizmente", diz, nunca chegou a trabalhar no ruinoso projecto que Dias Loureiro importou de Porto Rico e que prometia um novo sistema, alternativo ao ATM. Mas isso é outra parte desta história...

 

Artigo completo aqui

 

 

Inter reformadosstml90x90

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 6