STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Acção Socio Cultural
Próxima visita – Convento de São Pedro de Alcântara Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 07 Julho 2015 11:02

A visita gratuita está marcada para 5ª feira, 16 de Julho, pelas 14h30m.

IR - 16 Julho - Visita Sao Pedro de AlcantaraEdifício do século XVII, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 31 de Dezembro de 1833, por decreto de D. Pedro, Duque de Bragança e ex-imperador do Brasil, e só recentemente abriu as portas ao público em geral.

Foi mandado construir, em cumprimento de uma promessa feita em 16 de Junho de 1665 pelo 1º Marquês de Marialva, caso os portugueses vencessem os espanhóis na Batalha de Montes Claros (Guerra da Restauração). As suas ossadas encontram-se sob a sumptuosa capela em mármores embutidos, que o irmão e o sobrinho decidiram construir em sua memória.

É composto por três corpos rectangulares articulados em volta de uma escadaria, decorada por azulejos que representam a estigmação de S. Pedro e que conduz a um adro sobrelevado e lajeado. A entrada para a Igreja, rasgada sob um pórtico de arcos e galilé, dá acesso simultâneo às Casas do Convento e à Capela dos Lencastres.

Continuar...
 
Próxima visita- Exposição “Genesis” de Sebastião Salgado Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 05 Junho 2015 08:36

Pelas 15h do dia 24 de Junho a Comissão de Reformados tem programada uma visita guiada gratuita na Galeria Municipal Torreão Nascente.

foto sebastiao salgado reduzidofoto genesis reduzido

Dedicada aos últimos redutos naturais e humanos de um planeta ameaçado, esta exposição é composta por mais de duas centenas de fotografias, fruto de oito anos de trabalho e de mais de 30 viagens por diversas partes do globo, entre 2004 e 2011, mostra imagens de fauna e flora em lugares pouco explorados pelo Homem, mas também as comunidades humanas das selvas do Amazonas e da Nova Guiné.

A exposição está organizada em cinco secções, Sul do Planeta, África, Santuários, Terras a Norte e Amazónia e Pantanal, cinco ecossistemas, que traduzem as dinâmicas da natureza, "Génesis" "apresenta ao público ambientes que até agora conseguiram escapar às transformações impostas pela sociedade moderna, continuando assim quase intactos".

Recorrendo a imagens a preto e branco de grande formato, as imagens captadas por Sebastião Salgado sobre pessoas e natureza, abordando tanto os flagelos da Humanidade como os lugares intocados pelo Homem, têm corrido mundo em livros e exposições.
Esta mostra surge na sequência de dois anteriores grandes projetos de Sebastião Salgado: "Trabalhadores" (1993) e "Migrações" (2000), que abordaram o trabalho manual e o movimento de populações no planeta e parte das receitas de bilheteira reverterão para o Instituto Terra (Brasil) e para o Grupo Lobo (Portugal).

 

Ver fotografias aqui.

 

Inter reformadosstml90x90

 
6 de Maio – Visita à exposição Varinas de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 14 Maio 2015 13:55

Capa 2 artigo reduzidoDezanove aposentados seguiram atentamente as explicações de Ana Paula que guiou a Comissão de Reformados do STML através das várias salas do Pavilhão Preto que albergava a exposição Varinas de Lisboa, Memórias da Cidade.

Telas, esculturas, cerâmicas, tapeçarias, gravuras, postais, fotografias, documentos oficiais, objectos do quotidiano, recortes de jornais, caricaturas, desenhos satíricos, selos, programas de revistas e um vídeo que incluía o testemunho de algumas antigas varinas/peixeiras de Alfama. Madragoa e Mouraria avivaram recordações.

A par da imagem mais colorida para "venda turística", despertou particular interesse as fotografias que retratavam a dureza das suas vidas.

Cinco dos aposentados completaram esta visita com a exposição "Vivinha a Saltar!" patente no Museu Rafael Bordalo Pinheiro.

 

 

Inter reformadosstml90x90

 
Próxima iniciativa da Comissão dos Reformados – 6 de Maio de 2015 às 14h30 Visita guiada à Exposição "Varinas de Lisboa, Memórias da Cidade" Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 27 Abril 2015 09:23

Varina e marinheiro reduzidoA exposição no Pavilhão Preto do Núcleo do Museu da Cidade, no Campo Grande, homenageia-as e abre uma janela sobre a história destas mulheres.
Há dois séculos que as varinas de Lisboa são um ícone popular a perdurar no imaginário nacional, mesmo depois de terem deixado de percorrer as ruas da cidade.

As varinas de Lisboa surgiram em meados do século XIX e começaram por ser Ovarinas, porque eram principalmente oriundas de Ovar, Murtosa e outras localidades perto de Aveiro e vinham para Lisboa em busca de trabalho. Os caprichos do uso e do tempo retiraram-lhe do nome uma letra que lhes traía a origem e indiciava uma história de migração.

Num contexto social dominado pelos homens, a mulher varina destacou-se pela liberdade de linguagem e forma de ser, numa sociedade fechada e conservadora.

Continuar...
 
Inter-Reformados de Lisboa comemora o 41º Aniversário da Revolução de Abril! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 23 Abril 2015 09:42

Foto de capaA Inter-Reformados/Lisboa realizou no dia 16 de Abril, na Casa do Alentejo, o almoço comemorativo do 41º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Participaram nesta jornada cerca de 150 reformados, pertencentes às diversas Comissões de Reformados dos Sindicatos da região de Lisboa.

O debate, subordinado ao tema da «Defesa das Funções Sociais do Estado» contou com uma brilhante intervenção do convidado especial, Dr. Carlos Santos Silva, do Conselho Distrital da Ordem dos Médicos e membro da Assembleia Municipal de Lisboa, que centrou a sua alocução no Serviço Nacional de Saúde.
No período da tarde, os presentes foram brindados com a actuação do Grupo "Roda e Salta", constituído por reformados dos Serviços Sociais da Administração Pública.
No final da iniciativa foi servido um lanche para todos os presentes.

A Comissão de Reformados do STML amplamente representada com 23 elementos, entre membros efectivos e acompanhantes.

 

Fotos aqui!

 

Logo Inter Reformados 100x87stml90x90

 
Visita ao Núcleo de St. António do Museu de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 07 Abril 2015 09:08

sto antonio reduzidoEntre elementos da Comissão de Reformados do STML e acompanhantes, foram 22 os visitantes que a 25 de Março acompanharam a guia Ana Paula que, ainda no exterior do Museu, começou por explicar que ao que tudo indica foi no local onde se encontra a Igreja que o invoca, que Santo António nasceu.

Percorremos depois as quatro salas em que o novo museu se divide e que englobam uma parte mais erudita dedicada à vida do santo e outra que reúne peças que falam do culto popular.

Ficámos a saber que foi baptizado como Fernando, de apelido talvez Bulhões e que a data do seu nascimento também é incerta – 15 de Agosto de 1195 ou 1191. Certo é o dia da sua morte, 13 de Junho de 1231, nos subúrbios de Pádua, razão pela qual também é conhecido por St. António de Pádua.

Começou os estudos como noviço na Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho, juntou-se depois aos franciscanos no eremitério nos Olivais (St. António do Deserto) e mudou o nome para António, partindo mais tarde para Marrocos. O acaso fixou-o em Itália quando ao regressar a Portugal, doente, uma tempestade arrastou o barco em que viajava para as costas da Sicília.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 7 de 13