STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Acção Socio Cultural Próxima visita – Convento de São Pedro de Alcântara
Próxima visita – Convento de São Pedro de Alcântara Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 07 Julho 2015 11:02

A visita gratuita está marcada para 5ª feira, 16 de Julho, pelas 14h30m.

IR - 16 Julho - Visita Sao Pedro de AlcantaraEdifício do século XVII, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 31 de Dezembro de 1833, por decreto de D. Pedro, Duque de Bragança e ex-imperador do Brasil, e só recentemente abriu as portas ao público em geral.

Foi mandado construir, em cumprimento de uma promessa feita em 16 de Junho de 1665 pelo 1º Marquês de Marialva, caso os portugueses vencessem os espanhóis na Batalha de Montes Claros (Guerra da Restauração). As suas ossadas encontram-se sob a sumptuosa capela em mármores embutidos, que o irmão e o sobrinho decidiram construir em sua memória.

É composto por três corpos rectangulares articulados em volta de uma escadaria, decorada por azulejos que representam a estigmação de S. Pedro e que conduz a um adro sobrelevado e lajeado. A entrada para a Igreja, rasgada sob um pórtico de arcos e galilé, dá acesso simultâneo às Casas do Convento e à Capela dos Lencastres.

No átrio da igreja, seis painéis em azulejo setecentistas ilustram a caridade franciscana. Na igreja, construída em 1681, sobressaem os altares em talha dourada com iconografia franciscana e pinturas da época joanina vindas do Convento de Mafra no período do pós-terramoto de 1755, nomeadamente "A Coroação da Virgem", do pintor francês Pierre Antoine Quillard e "A Pregação de S. João Baptista", de Pedro Alexandrino de Carvalho, provavelmente encomendados pelo rei D. João V.

O órgão anteriormente existente foi levado para a igreja de São Roque em 1843.

Alguns anos após as obras de restauro em1870, o tecto foi pintado em trompe l'oeil pelo pintor francês Pierre Bordes em trompe l'oeil e constitui um desafio para os olhos. No altar-mor, de influência rococó em talha dourada, sobressai a pintura "O Extâse", de São Pedro de Alcântara, do séc. XVII, atribuída ao pintor Bento Coelho da Silveira.

 

Fotos de Convento de São Pedro de Alcantâra aqui!

 

Inter reformadosstml90x90