Saudação aos trabalhadores do município de Lisboa!
O STML saúda os trabalhadores da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais de Lisboa que hoje estão em luta contra o empobrecimento a que o Governo do PS insiste em manter e intensificar para os trabalhadores de toda a administração pública. As propostas do Governo até agora conhecidas para 2024 não resolvem os problemas dos trabalhadores e muito menos respondem às suas reivindicações!
Abdicando conscientemente de um dia do seu salário, mesmo com o nível do custo de vida com que estão confrontados, os trabalhadores do município de Lisboa souberam estar à altura das suas responsabilidades e não baixaram os braços na luta pelo aumento REAL e justo dos salários, pelo aumento do subsídio de refeição para 10,50€, pela revogação do SIADAP, pela identificação e regulamentação das profissões de desgaste rápido, pela diminuição da quotização para a ADSE, passando dos atuais 3,5% sobre 14 meses, para 1,5% sobre 12 meses, também por melhores condições de aposentação, entre muitas outras reivindicações.
A adesão substancial dos trabalhadores do município à greve convocada para hoje, dia 27 de outubro, pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (FCSAP), que integra o STML, demonstra bem o repúdio perante as opções políticas e propostas miserabilistas do Governo, somando o seu descontentamento à de muitos milhares de trabalhadores do setor público que de norte a sul do país estão também em greve no dia de hoje.
Um dia que alavanca e dá força à luta que terá que continuar por melhores condições de trabalho e de vida, mas também por mais e melhores serviços públicos. No âmbito da discussão do Orçamento do Estado para o próximo ano, relembramos que a sua votação final está prevista para 29 de novembro, o que nos obriga a intensificar o caminho que exige respostas sérias aos problemas e revindicações dos trabalhadores em funções públicas, principalmente na administração local.
Neste sentido, porque a luta tem que continuar, no próximo dia 11 de novembro (sábado) estaremos na rua, dando corpo e voz à manifestação nacional convocada pela CGTP-IN, descentralizada nas cidades do Porto e de Lisboa. Na nossa cidade, o local de concentração será às 15h00 no Príncipe Real de onde sairemos até ao Cais do Sodré.
Contra o aumento do custo de vida, pelo aumento real e urgente dos salários e pensões! Não vires costas à luta que é tua, é de todos! Uma luta que é essencial para garantir um futuro digno para todos aqueles que dependem do seu trabalho, sem esquecer as suas famílias!
|