Aos Trabalhadores da Freguesia de Santa Maria Maior |
Quinta, 27 Julho 2023 10:56 |
STML reúne com o Executivo
Por solicitação da Junta de Freguesia realizou-se a 25 de julho uma reunião com o STML para auscultar o Sindicato sobre a proposta do regulamento interno de fardamento e equipamentos de proteção Individual (EPI’s), bem como da respetiva proposta de aquisição de fardamento para o inverno e EPI’s. Para além deste, outros assuntos foram abordados por iniciativa do STML, que assim sintetizamos: A Junta de freguesia entregou-nos um dossier contento uma proposta de regulamento interno de fardamento e equipamentos de proteção Individual (EPI’s) e fichas, com declaração de conformidade, de vários equipamentos e EPI’s, solicitando o nosso pronunciamento, no sentido de poderem avançar com o processo. O STML comprometeu-se a emitir um parecer dos documentos entregues até meados do mês de agosto.
O STML solicitou que fosse corrigida a forma de pagamento do SIP, nomeadamente pagando--o nos dias em os trabalhadores vão efetivamente de férias (e nos meses em que as gozam) e não apenas em 22 dias de férias. Perante a diferente opinião que os Recursos Humanos da Junta apresentam, ficou o STML de enviar um parecer jurídico sobre o seu entendimento, no sentido de ser analisado pelo Executivo. O STML questionou o Executivo sobre a alteração à forma de assegurar que os trabalhadores em prestação de serviços tenham seguro de acidentes de trabalho, o que poderia estar a acarretar mais despesa para estes trabalhadores. Referiu a Junta que no início do ano foi revisto o valor dos contratos de prestação de serviços e que o mesmo contemplou mais 50,00 €, a fim de fazer face a esse acréscimo. Acrescentou ainda que tem intenção de rever alguns contratos, no sentido de debelar algumas diferenças existente entre trabalhadores que desempenham as mesmas funções e que pretende reduzir ao mínimo o número de contratos de prestação de serviços, o que o STML, para já, é um bom caminho, mas que o ideal é e será que não existam falsos recibos verdes. O STML questionou a Junta sobre o corte dos 6 dias de férias ocorridos em 2019 aos trabalhadores que entraram em outubro de 2018 para o mapa de pessoal da Junta.
O STML questionou a Junta sobre o processo de aquisição de carrinhas com báscula de acordo com as necessidades da Freguesia, referindo que este tipo de meios, para além de proporcionarem maior produtividade, permitem aliviar o esforço físico dos trabalhadores. A Junta transmitiu que vai adquirir no imediato duas 2 viaturas (carrinhas) sem báscula para a Limpeza Urbana que pela escassez no mercado e demora na entrega de carrinhas com báscula só será possível na próxima aquisição, que já está em curso.
Dá mais força ao Teu Sindicato! Sindicaliza-te no STML. |