STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2022 Aos Trabalhadores da CML
Aos Trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 18 Novembro 2022 14:08

Edif. municipalSTML reúne com o Executivo Municipal

 

No âmbito da apresentação e discussão do orçamento e mapa de pessoal para 2023, a Direção do STML reuniu em inícios de novembro com o Executivo municipal representado pelo Vice-Presidente da autarquia. Também presentes nesta reunião, os responsáveis das Direções Municipais dos Recursos Humanos e Higiene Urbana (DMRH e DMHU, respetivamente). Dos assuntos debatidos, destacamos em síntese os seguintes.

Contratação de Pessoal e Mobilidades

A CML afirmou que pretende levar a efeito um plano ambicioso de contratações, procurando o rejuvenescimento dos atuais quadros do município e, neste sentido, fazer face ao envelhecimento e clara falta de pessoal que se verifica e se sente nos mais diversos sectores. Referiram ainda que a média etária diminuiu em 2022 dos 51 para os 50 anos de idade, tendo se aposentado este ano, cerca de 216 trabalhadores, estando em análise mais 216 pedidos, ou seja, potencialmente poderão aposentar-se neste ano prestes a terminar, cerca de 432 trabalhadores.

A DMRH apresentou os concursos de ingresso até agora realizados e/ou em fase de conclusão, também das mobilidades intercarreiras e intercategorias, assim como os concursos de promoção, nomeadamente:

  • Técnico Superior (TS) da Área Financeira; de Arquivo; de Biblioteca e Documentação; de Direito; Engenheiro Civil, Médico Veterinário; Educação Física e Desporto; História e Geografia;

  • Assistentes Técnicos (AT) Arquivo; de Bibliotecas e Documentação;

  • Assistente Operacional (AO): Cantoneiro; Condutores (CMPVE); Coveiro; Educação; Eletricista e Encarregado Operacional;

  • Carreiras Especiais, de Bombeiro; Informática, Fiscal Municipal e Guarda-florestal.

A DMRH informou igualmente que é sua intenção proceder à abertura dos concursos de promoção para Encarregado Geral Operacional e Encarregado Operacional de diversos sectores de atividade, ainda no decorrer deste ano.

Também comunicado pela DMRH, a conclusão de seis processos de mobilidade, estando outros seis em apreciação. Espera-se que estes últimos sejam concluídos até ao término deste ano.

Para 2023, prevê-se a abertura de mais 14-15 concursos de admissão de pessoal em várias carreiras e profissões. Um objetivo, afirmam os responsáveis municipais, que esperam repetir anualmente até ao fim do atual mandato autárquico (2025). Os concursos previstos são: na carreira de TS, na Área Financeira, Arquitetura, Engenharia Civil. Na carreira de AT, sem especificar a área. Na carreira de AO, na profissão de Cantoneiro, CMPVE, Coveiro, Eletricista, Jardineiro e na área de educação. Nas carreiras especiais, na profissão de Fiscal, Bombeiro e Especialista de Informática.

O STML solicitou ao Executivo a proposta de orçamento e mapa de pessoal para 2023, de forma a permitir uma análise mais cuidada e profunda, remetendo posteriormente a sua posição final sobre tão importantes documentos para o funcionamento futuro e imediato da CML.

 

Outros assuntos

A CML referiu estar a preparar a mudança dos serviços da Direção Municipal de Estrutura Verde, Ambiente e Energia (DMEVAE), atualmente instalados no Edifício do Entreposto, para um edifício da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Face às obras que são necessárias realizar, dificilmente esta mudança ocorrerá antes de 2024. O STML alertou para a necessidade do envolvimento prévio dos trabalhadores dos serviços em causa, do próprio sindicato e dos representantes dos trabalhadores para a saúde e segurança neste processo de transferência. Proposta aceite pelo Executivo.

O STML mostrou o seu desagrado pelo facto de não estarem a ser debatidos com os responsáveis municipais a nível hierárquico os problemas dos serviços municipais dos jardins e espaços verdes e cemitérios, considerando os respetivos cadernos reivindicativos entregues nos últimos meses. Muitos são os problemas por resolver, nalguns casos de enorme urgência, como o reforço de pessoal, a melhoria das condições de trabalho ou a aquisição de ferramentas e materiais indispensáveis ao trabalho diário nestas várias áreas de atividade.

 

Informados e esclarecidos, somos sempre mais consequentes!

 

Dá força ao teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

stml novo jpeg