STML reúne com o Executivo da Junta de Freguesia da Misericórdia |
Segunda, 17 Outubro 2022 10:52 |
A 12 de Outubro, realizou-se a reunião solicitada pelo STML com o Executivo da Junta de Freguesia da Misericórdia, representado pela presidente Carla Madeira, estiveram também presentes a vogal responsável pela Higiene Urbana e a responsável dos serviços de Recursos Humanos. Dos assuntos debatidos, destacam-se os seguintes.
Posto de limpeza Continuam a decorrer as obras no novo posto de limpeza, situado na Rua de Dom Luís, estando a ser retirado o amianto, entretanto, detetado na cobertura, o que atrasou a conclusão destas, juntamente com a incerteza no recebimento das verbas provenientes da C.M.L., transmitiu a presidente, não conseguindo anunciar uma data concreta, prevê que a obra esteja finalizada até ao fim do ano.
Admissão de trabalhadores para a Higiene Urbana Foi-nos dito pelo Executivo que a admissão de pessoal vai sendo feita de forma faseada, sempre com a preocupação da sustentabilidade financeira da autarquia.
Atualização do Suplemento de Insalubridade e Penosidade (SIP) Tendo o STML questionado sobre a atualização dos valores deste suplemento e os respetivos retractivos (desde janeiro de 2021), a presidente transmitiu que estão a elaborar o orçamento para 2023, estando previsto a atualização, para todos os trabalhadores da Higiene Urbana, em janeiro do próximo ano, no valor máximo (€4,99). Relativamente ao pagamento dos retroativos, a presidente, começou por dizer que não estava a contar pagar os mesmos. Alegando dificuldades financeiras, associadas às incertezas provocadas pela CML, face à continuação dos contratos interadministrativos e administrativos. O sindicato alertou para o facto destas verbas serem devidas aos trabalhadores não compreendendo estes, o seu não pagamento. Para ultrapassar as dificuldades financeiras, aludidas pelo executivo, propusemos que o pagamento dos retractivos fosse feito faseadamente, ao que a presidente respondeu, que iria considerar esta possibilidade.
Pagamento de suplementos de carácter permanente (noturno e SIP) em período de férias Perante a proposta do STML para que este pagamento se efetue, a presidente levantou dúvidas sobre este procedimento, para além da questão financeira. O sindicato ficou de enviar (o que se sucedeu de imediato) os fundamentos que justificam esta reivindicação . O Sindicato continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores da freguesia da Misericórdia, representando, organizando e defendendo os seus direitos e expetativa.
Juntos somos mais fortes! Sindicaliza-te no STML
|