- Conclusões e decisões sobre a valorização salarial
Após a entrega em mão, a 21 de abril, da Resolução aprovada e subscrita por mais de 60% dos trabalhadores da empresa, à qual se somou a realização de uma reunião a 29 de abril com o Conselho de Administração (CA), o STML e STAL voltaram a convocar os trabalhadores para um plenário a 16 de maio. Oportunidade para refletirmos sobre as opções e decisões da empresa em termos da sua política salarial e decidirmos quais os próximos passos reivindicativos a dar.
Relembramos que a decisão do CA em não dar resposta às duas principais reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente sobre os aumentos salariais de 2021 e 2022, assenta numa hipotética reestruturação orgânica e funcional, associada a uma futura revisão da tabela salarial do Acordo de Empresa que, na prática, apenas se verificaria em setembro.
Os trabalhadores em plenário optaram por dar um voto de confiança à atual Administração sobre o processo de valorizarão salarial para este ano, mas recusam-no fazer perante a dívida que a empresa tem com cada um deles, relativamente a 2021, na ordem dos 140 euros por trabalhador.
Deste modo, o plenário geral decidiu, por uma expressiva maioria, o seguinte:
1. Realizar uma concentração dos trabalhadores da GEBALIS, na Praça do Município, no dia 25 de maio, às 17h30;
2. Por intermédio das suas estruturas representativas, proceder à intervenção na Reunião Pública de Câmara, que se realiza, a partir das 18h00, desse mesmo dia.
A responsabilização e o envolvimento de todos no processo reivindicativo que procura a resolução dos seus próprios problemas é passo incontornável se de facto pretendemos chegar a bom-porto. Caberá agora à tutela da GEBALIS, criar condições para respeitar os compromissos assumidos entre a empresa e os seus trabalhadores por intermédio das suas estruturas representativas.
Manifestação Nacional dos trabalhadores da Administração Pública e do Sector Empresarial do Estado.
A luta pela melhoria dos salários tem já esta sexta-feira 20 de maio, um dia importantíssimo, com a manifestação nacional convocada pela Frente Comum, que tanto o STML como o STAL integram. Os pré-avisos de greve dos sindicatos – STAL/00h00-24h00 e STML/12h00-21h00 – existem para permitir a participação dos trabalhadores nesta jornada nacional de luta, onde se reivindicará o aumento dos salários e a dignificação das carreiras. O ponto de encontro é no Marquês do Pombal, às 14h30, tendo a Assembleia da República como destino. Que ninguém vire costas à luta que também é sua, por uma vida e um futuro mais dignos!
Dá força à luta que é tua!
Organizados, unidos e confiantes.
Sindicaliza-te!
|