Aos Trabalhadores da Freguesia de Alvalade |
Segunda, 31 Janeiro 2022 14:10 |
STML reúne com o Executivo
Considerando o período de transição implícita e natural depois das eleições autárquicas, a Direcção do STML solicitou uma reunião ao Executivo da Junta de Freguesia. A referida reunião teve lugar a 26 de janeiro e contou com a presença do presidente José Lopes e do vogal responsável pelos Recursos Humanos. Dos assuntos tratados destacamos os seguintes. Tendo em conta que de segunda a sexta-feira e ao domingo, os trabalhadores fazem jornada contínua, o STML apresentou a proposta para incluir o mesmo tipo de horário ao Sábado. Consciente que a referida proposta não afeta o serviço público, que o STML sempre defendeu, permite, porém, que os trabalhadores tenham mais tempo disponível para as suas famílias. Defendemos também que o horário a praticar seja das 07h00 às 13h00. Caso seja necessário prolongar o serviço por algum motivo excecional, o STML manifestou a disponibilidade dos trabalhadores mediante escala equivalente aos domingos.
O STML propôs a uniformização do horário de trabalho aos domingos com início às 07H00 e saída as 13H00. Não se justifica haver horário de inverno e de verão, até porque o serviço que se executa é o de despejo de papeleiras e limpeza à volta dos ecopontos. Em relação a estas duas questões, o Executivo mostrou estar atento a propostas que não prejudicassem os fregueses. Não tendo neste momento uma posição definitiva sobre o assunto, comprometeu-se, no entanto, a avaliar a proposta do Sindicato. O STML sempre defendeu que a um posto de trabalho permanente corresponda um vínculo efetivo. Havendo trabalhadores a recibos-verdes a exercerem funções de carácter permanente não é admissível que o seu vínculo não seja efetivo, só porque não possuem escolaridade obrigatória. Situação que os próprios já resolveram ou estão em vias de fazê-lo. O Executivo afirmou que irá abrir concurso para contrato de trabalho a termo incerto, permitindo a estes trabalhadores concorrerem. Esta decisão prende-se ao facto de ainda estar em vigor a reserva de recrutamento do último concurso por tempo indeterminado.
Lavagem dos fardamentos Não sendo uma obrigação da Junta tratar da lavagem dos fardamentos, é certo que os fardamentos sempre foram lavados, ora pela CML ora por uma lavandaria contratada pela Junta, cujo contrato com a respetiva empresa que prestava este serviço terminou a 31 de dezembro último. O atual Executivo está a tentar encontrar uma solução tendo em conta a sua sustentabilidade financeira. Sem se comprometer, ficou de dar uma resposta em tempo oportuno.
O STML defende que o tratamento e conservação dos Espaços Verdes devem ser executados por trabalhadores afetos às autarquias e não a empresas privadas, que já provaram que o seu único objetivo, o lucro, é incompatível com um serviço de excelência. O Executivo irá fazer uma reflexão sobre os meios financeiros a despender, ficando de dar uma resposta a curto-médio prazo. Questionado sobre esta matéria, o Executivo afirmou a intenção de continuar com a adoção de um sistema misto, isto é, trabalho à distância com o trabalho presencial. O STML defende que os trabalhadores que têm folgas acumuladas e que transitaram do Câmara Municipal em 2014 para a Junta de Freguesia possam ter direito a gozá-las. O Executivo afirmou que irá avaliar junto dos respetivos serviços sobre a listagem os trabalhadores provenientes da CML para assumir uma decisão sobre este assunto. Para o próximo mês de março, ficou assumida uma nova reunião para esclarecer e se possível solucionar as várias questões agora debatidas. O STML continuará a acompanhar a realidade dos trabalhadores de Alvalade, não deixando de intervir sempre que necessário na defesa dos seus interesses, direitos e expetativas.
Unidos e organizados, somos sempre mais fortes! Sindicaliza-se no STML! |