STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2014 Com. 45.2014 - Proposta de Nomeações na DMAU - Coordenadores Técnicos, Encarregados Gerais Operacionais e Encarregados Operacionais
Com. 45.2014 - Proposta de Nomeações na DMAU - Coordenadores Técnicos, Encarregados Gerais Operacionais e Encarregados Operacionais Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 11 Novembro 2014 10:40

Carros do lixo 2 reduzidoA DMAU, através de um despacho, de 3 de Novembro, indigitou para desempenhar funções de chefia vários trabalhadores do DHU, concretamente para Coordenador Técnico, Encarregado Geral Operacional de Transportes e de Limpeza e Encarregado Operacional de Limpeza, demonstrando a intenção de promover diligências junto dos Recurso Humanos para legalizar as mobilidades intercarreiras e intercategorias dos trabalhadores em causa.

Na fundamentação destas nomeações, refere-se a falta de trabalhadores nestas categorias, por motivos de aposentação, a necessidade de preencher estas vagas para o bom funcionamento dos serviços e o impedimento legal da abertura de concursos de promoção.

O STML, compreende todos estes argumentos, à excepção da forma encontrada para resolver o problema. Na verdade este sindicato, apesar de não concordar com as nomeações como meio de realizar promoções, percebe as dificuldades criadas pelo bloqueio aos concursos de promoção, e a necessidade de arranjar soluções que contemplem a execução das funções e respondam às expectativas dos trabalhadores.

Para tal, exigimos que os critérios de selecção para as categorias de chefia sejam objectivos e públicos, de forma a garantir a igualdade de oportunidade a todos os interessados.


Esta preocupação, foi uma das reivindicações do STML inscritas no pré-aviso de greve, de 12 de Junho de 2014, atendida pela CML e inscrita em Acta, no ponto 15, o qual transcrevemos:
«Esclarecer o número e os critérios de nomeação dos "arvorados" na higiene urbana bem como a possibilidade da sua mobilidade intercarreiras.

Ponto de situação: A CML irá promover a mobilidade intercarreiras dos atuais "arvorados", definindo-se o número adequado à força de trabalho efectiva da DMAU, isto é, contando já com os 150 novos trabalhadores; os critérios para a mobilidade intercarreiras serão definidos com clareza e devidamente publicitados; serão igualmente aferidas e resolvidas eventuais novas situações de mobilidades intercarreiras noutras áreas (cemitérios, DRMM e DMPO).»

O STML, já enviou um ofício ao presidente da CML, exigindo o cumprimento do que ficou acordado, exigindo a suspensão e revisão deste processo de nomeações. Neste sentido, foi também requerida uma reunião com carater de urgência, para discussão deste assunto.

 

O STML sempre se pautou por regras de transparência e igualdade
de tratamento e de oportunidades!
Exigimos o mesmo de todas as partes envolvidas.

 

stml90x90