CA decide unilateralmente os aumentos salariais de 2021
Uma vez mais o processo de negociação salarial anual entre o STML e o Conselho de Administração (CA) é concluído tardiamente e de forma unilateral. No passado dia 2 de dezembro, o Sindicato foi informado via ofício pela administração da empresa que os salários dos trabalhadores iriam ser aumentados em 1% com retroativos a janeiro deste ano.
Foi-nos igualmente informado que a atualização salarial, bem como o pagamento dos retroativos do corrente ano serão processados já no recibo de vencimento do mês de dezembro.
Sobre o processo negocial deste ano, em nada dissemelhante do verificado em 2020, não podemos deixar de lamentar a fraca disponibilidade dos responsáveis da empresa em corresponder às expetativas dos seus trabalhadores.
Os argumentos sustentados em constrangimentos de ordem financeira apresentados pelo CA em tudo idênticos em 2020 como para 2021, ou seja, motivados pelo contexto pandémico e pela quebra de receita com a diminuição do turismo na cidade de Lisboa, não justificam de todo a sua decisão. É pertinente sublinhar que a tutela (Câmara Municipal de Lisboa) cobriu todos os prejuízos da empresa o ano passado, pelo que seria mais do que justo e exequível que este ano o aumento salarial dos trabalhadores também traduzisse o equilíbrio que foi possível nas contas da empresa.
Como facilmente percebemos, a decisão avançada pelo CA, tendo como referência a taxa de inflação previsível, fica muito aquém da proposta de 90€ para todos os trabalhadores, apresentada pelo STML durante o mês de maio.
O STML não podendo subscrever esta decisão de aumento, não deixará em tempo oportuno de debater com os trabalhadores a proposta para 2022, tendo como objetivo a sua apresentação aos responsáveis da EGEAC em inícios do próximo ano.
Organizados, mobilizados e informados, somos sempre mais consequentes.
Sindicaliza-te no Teu Sindicato, o STML!
|