STML reúne com o Conselho de Administração (CA)
No seguimento dos plenários realizados em março com os trabalhadores da empresa, fechando a proposta de aumento salarial para 2021, foi apresentada à respetiva administração no passado dia 13 de maio.
Sobre os 90€ de aumento para todos os trabalhadores, o CA não se pronunciou nesta fase, ficando de analisar e apresentar uma contraproposta. Além das questões de natureza financeira associadas ao contexto pandémico, com a quebra do turismo e de receita, sublinharam que a tutela (CML) cobriu na íntegra os prejuízos de 2020, estando em fase de negociação as verbas a transferir este ano para a EGEAC. Assunto que naturalmente importará na negociação e decisão sobre o aumento salarial a atribuir para 2021.
Neste sentido, aguardaremos nova reunião com os responsáveis da EGEAC, informando e debatendo depois com os trabalhadores a posição e os caminhos que melhor garantem os seus direitos, interesses e expetativas.
Por outro lado, o Sindicato expressou preocupações várias com a figura do teletrabalho, considerando que muitos trabalhadores demonstraram alguma insatisfação com esta forma de organizar o trabalho. O CA referiu ter realizado um questionário sobre o teletrabalho onde foram registadas diferentes opiniões, reconhecendo que nem todos os trabalhadores estão disponíveis a continuar a trabalhar a partir de casa, elemento que associado à atividade específica da empresa, condiciona a generalização e institucionalização do teletrabalho para o futuro. Comprometeram-se ainda a enviar para o STML os resultados apurados neste questionário. Neste momento, aguardam com expetativa a discussão que decorre na Assembleia da República, em sede de especialidade, das várias propostas sobre o teletrabalho e a sua regulamentação.
Trata-se de uma matéria que obviamente o STML continuará a acompanhar, sabendo que quem optar por esta fórmula, deverá ter garantido todos os seus direitos e compensações, nomeadamente em termos de despesas com os ‘meios e custos de produção’ (energia, gás, água, internet, comunicações, etc., além das ferramentas de trabalho como o computador, scâner, impressora, telemóvel, cadeira, mesa e material de escritório), sem esquecer ainda o respeito pelo cumprimento do horário e condições de trabalho, salvaguardando em todas estas vertentes a vida pessoal e familiar de cada um.
Por último, informou o CA a construção de uma nova intranet que potenciará novas dinâmicas no campo da comunicação e interação virtual no seio da empresa, em dimensão que também poderá integrar o Sindicato na sua relação com os trabalhadores que legitimamente representa e defende.
Informados e esclarecidos, somos sempre mais consequentes.
Sindicaliza-te no nosso, o Teu Sindicato!
|