STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2021 Aos Trabalhadores da Gebalis
Aos Trabalhadores da Gebalis Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 21 Abril 2021 10:34

GEBALIS.pngSTML e STAL reúnem com o Conselho de Administração (CA)


Quatro anos passaram desde a celebração do primeiro Acordo de Empresa (AE) da Gebalis, empresa municipal responsável pela gestão dos bairros municipais de Lisboa há quase 25 anos. No âmbito do AE, pelo segundo ano consecutivo, demos finalmente início ao processo de negociação salarial anual, visando a atualização das remunerações.

Foi com essa intenção que convocámos os trabalhadores, no passado dia 25 de Março, para um Plenário Geral, no qual se discutiu uma proposta de aumentos salariais para o presente ano.

Assim, e na sequência do debate então ocorrido, STML e STAL, devidamente mandatados pelos trabalhadores, apresentaram ao Conselho de Administração (CA) da Gebalis a proposta aprovada por maioria. Ou seja, reivindicamos uma subida de 90 euros para todos os níveis e todas as carreiras da tabela salarial do AE; e que o salário mínimo na Gebalis deve situar-se nos 850 euros. Em todos os casos, o efeito da respetiva aplicação tem como referência a data de 1 de Janeiro deste ano.


A proposta foi apresentada à Administração da Gebalis a 15 de Abril último. Registamos a abertura do CA em discutir esta proposta. Contudo, e apesar dos bons resultados obtidos pela empresa municipal em 2020, conforme revelaram os nossos interlocutores, conseguidos com o esforço de todos num contexto pandémico muito difícil, comprometeram-se os responsáveis da empresa em fazer uma contraproposta que, na sua opinião, não coloque em causa os resultados alcançados e, mesmo assim, consiga corresponder às expetativas dos trabalhadores.

Por outro lado, em relação à aplicação do AE na Gebalis, também deverá realizar-se a breve trecho, uma reunião da Comissão Paritária de Acompanhamento. A ideia é finalizar o Sistema de Avaliação de Desempenho que será aplicado na empresa ainda durante o corrente ano.

Ambos os Sindicatos agendarão novo plenário geral assim que nos for transmitida a contraproposta do CA.

Informados e esclarecidos, somos sempre mais consequentes.

Sindicaliza-te!

stml novo jpeg