Aos trabalhadores da Freguesia do Lumiar |
Sexta, 02 Outubro 2020 09:41 |
STML reúne com o Executivo Horários de trabalho na Higiene Urbana Face à alteração das rotinas laborais motivada pela pandemia, passando os trabalhadores ao regime de horários por turnos, o STML afirmou a necessidade de lhes ser pago o respetivo suplemento. Em alternativa, a Junta apresentou uma contraproposta que passa pela possível implementação de horários desfasados, nomeadamente:
O STML informou o Executivo que irá debater esta proposta com os trabalhadores deste setor no plenário previsto para 2 de outubro. Considerando os atrasos no processo de construção de um novo posto de limpeza em Telheiras (da responsabilidade da CML), está a ser equacionada uma solução provisória localizada na Av.ª Padre Cruz. A Junta comprometeu-se a enviar para o sindicato a disposição (layout) deste novo espaço, de forma a avaliar o STML o respeito pelas condições de saúde e segurança no trabalho. Face às críticas dos trabalhadores transmitidas pelo STML, assumiu a Junta o reforço do pessoal de limpeza/desinfeção no atual Posto de Limpeza, principalmente nos períodos de transição de turnos (a meio do dia), mas também no início e fim da jornada de trabalho diária. O Presidente do Lumiar afiançou a abertura de concursos públicos de admissão de pessoal para inícios de 2021 (para vários setores e em várias carreiras e profissões). Nestes procedimentos, será contemplada a regularização de todos os trabalhadores que atualmente têm um vínculo precário apesar de desempenharem tarefas de caráter permanente. O STML criticou os atrasos incompreensíveis nesta matéria. A Junta informou que dia 12 de outubro irá reunir a Comissão Paritária. Referem ainda, que todos os pedidos de ponderação curricular que tenham uma análise positiva face às pretensões do respetivo trabalhador, e cujas consequências impliquem mudança de posição remuneratória, as mesmas terão sempre efeitos retroativos tendo como referência o ano a que diz respeito o pedido de ponderação curricular. Sobre a avaliação de desempenho do biénio 2019/2020 (processo atrasado), até fins de outubro será dada a possibilidade a cada trabalhador de optar pelo arrastamento da nota (terá em conta a última avaliação) ou pelo método que passa pela definição de objetivos (conforme dispõem as regras do SIADAP). O STML demonstrou incompreensão pelos horários praticados nas CAFs que têm alimentado uma grande insatisfação junto dos respetivos trabalhadores-monitores (das 07h/10h e das 16h/20h). Tratam-se de horários de trabalho que não estão contemplados na Lei de Trabalho em Funções Públicas e muito menos no ACEP em vigor, celebrado entre o Sindicato e a Junta do Lumiar. O Executivo aceitou a crítica e comprometeu-se em resolver este problema em duas dimensões que devem ser encaradas paralelamente, ou seja:
Outros assuntos Após exposição do STML, irão reforçar o número de armários no Jardim de Infância do Lumiar. Existem atualmente apenas 4 armários para 6 trabalhadoras. Têm autorizado todos os pedidos de acumulação de funções, desde que sejam compatíveis com os horários de trabalho praticados na Junta de Freguesia. Sobre a renegociação de um novo ACEP com o STML, prevê-se que até fins de outubro seja possível a sua celebração formal, garantindo por esta via três dias de férias com avaliação positiva (via SIADAP), entre outros direitos. O STML valoriza os conteúdos debatidos, na expectativa de os compromissos assumidos pelo Presidente da Junta do Lumiar tenham agora efeitos práticos e visíveis. Continuaremos por isso a acompanhar os problemas dos trabalhadores da Freguesia do Lumiar. Informados e esclarecidos, somos mais fortes! Sindicaliza-te no nosso, no teu Sindicato, o STML!
|