STML reúne com o Conselho de Administração
Como todos sabemos, o contexto excecional provocado pela pandemia suspendeu e atrasou o processo negocial de aumentos salariais para o corrente ano. A última reunião teve lugar a 9 de março. Propositando retomar este processo, o STML solicitou uma reunião ao Conselho de Administração (CA) da EGEAC, concretizando-se a mesma a 13 de julho.
Relembramos que à proposta de 90€ apresentada em fevereiro pelo Sindicato, sufragada em inúmeros plenários realizados com os trabalhadores da empresa, o CA contrapropôs, num primeiro momento, com 0,3% de aumento, melhorando posteriormente para 1% (reunião de 9 de março). Afirmaram ainda os responsáveis da empresa, a possibilidade de um aumento para 2021 na ordem de 1,5%.
O quadro epidemiológico que o país e a cidade de Lisboa em particular atravessam, obrigou a uma reformulação da realidade laboral da empresa. Mais de 50% dos trabalhadores estiveram, em determinado momento, em regime de teletrabalho. Muitos continuam a trabalhar atualmente a partir da sua residência.
O regresso ao trabalho presencial tem sido compreensivelmente faseado e cauteloso, face aos novos surtos ocorridos na área metropolitana de Lisboa. Em termos mais latos, os vários equipamentos da EGEAC, apesar de abertos ao público, estão ainda muito aquém da realidade conhecida em fevereiro, inícios de março.
Na reunião efetuada este mês, começou o STML por valorizar junto do CA o facto de nenhum trabalhador da empresa, independentemente da sua função e do regime adotado em termos da sua organização do trabalho, ter perdido qualquer tipo de rendimento.
Sobre a matéria salarial, motivo principal desta negociação, afirmou o CA que só depois do verão será possível avaliar as perdas de receita provocadas pela pandemia e com isso as possibilidades financeiras da empresa em suportar eventuais aumentos salariais para 2020. Indissociável neste quadro, as negociações que decorrem com a tutela (CML) sobre as possíveis compensações financeiras justificadas pela quebra do turismo. Perante os argumentos apresentados pela EGEAC, aceites pelo Sindicato, ficou assumida nova reunião para o mês de outubro.
Outros assuntos
Para fins deste mês, prevê-se realizar uma reunião técnica sobre a proposta da empresa em torno do sistema de avaliação de desempenho. Oportunamente, informaremos os trabalhadores sobre os seus conteúdos e objetivos, benefícios ou prejuízos.
Com o nosso, o Teu sindicato, somos mais fortes!
Sindicaliza-te no STML!
|