STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2020 Exige-se proteção para os Bombeiros Sapadores de Lisboa!
Exige-se proteção para os Bombeiros Sapadores de Lisboa! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 19 Março 2020 14:22

Foto 1 capa- relatorio quartel bombeirosO STML tem vindo a acompanhar a evolução da difícil e complexa situação relacionada com o novo coronavírus COVID-19 no seio do RSB. Sabemos que os bombeiros têm um papel determinante na construção, organização e funcionamento do dispositivo de resposta, no âmbito da prevenção e socorro neste novo quadro epidemiológico.

O STML continua a exigir junto do Executivo e do Comando do RSB que se encontre uma solução para o conjunto de problemas com que potencialmente os Bombeiros se confrontam. Sublinhamos os vários contactos e ofícios enviados pelo Sindicato, onde se exigem máscaras, desinfetantes e restantes equipamentos de proteção individual, para que sejam distribuídos imediatamente em número suficiente e abrangendo todos os profissionais.

Por outro lado, defendemos e exige-se ainda:


Na assistência ao filho menor de 12 anos.

O Executivo para proceder para os Bombeiros, à semelhança do previsto para os profissionais de saúde - alíneas a), b) e I) do nº 1, do Despacho 3301/2020.

Nos agregados familiares em que os dois progenitores sejam profissionais de saúde, segurança ou bombeiro, a citada assistência aos filhos menores de 12 anos, é prestada por um dos progenitores, sendo acordado com a entidade patronal, de forma a não existir uma discriminação negativa para com estes profissionais.

Condições de alojamento durante a pandemia.

Deve a autarquia criar condições de alojamento para bombeiros que não pretendam ou não possam deslocar-se à sua residência - ou porque não querem correr o risco de contágio junto da sua família, ou porque na sua residência se encontra alguém de quarentena, salvaguardando assim os colegas de profissão.

Deve ainda ser implementado:

  • A adoção de medidas de desinfeção extraordinária nos quartéis, balneários, vestiários, viaturas e ferramentas de trabalho e de EPI's;
  • A redução máxima de trabalhadores em serviço efetivo;
  • A redução do serviço prestado, limitando-o apenas ao socorro.

Num momento de excecionalidade que nos deve preocupar a todos, os Sapadores Bombeiros, profissionais de excelência, saberão estar à altura das suas responsabilidades perante a cidade e a população de Lisboa. Esperamos que os responsáveis máximos da Câmara Municipal e do Comando do RSB, saibam igualmente assumir as suas responsabilidades e obrigações, quer junto dos seus trabalhadores, mas também junto dos munícipes, face a uma relação sempre indissociável.

 

Com o nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes! Protege-te, sindicaliza-te no STML!

 

RSB Logo Redondo