Suspensão da Greve Nacional
Nesta fase de contenção da infeção pelo novo coronavírus, tendo a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarado situação de pandemia, e dado o momento que se vive em Portugal, com o encerramento de um conjunto muito alargado de serviços públicos, a Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública (FCSAP), que o STML integra, decidiu suspender a realização da Greve Nacional agendada para dia 20 de março, assegurando desta forma que os serviços funcionarão com a normalidade possível perante o quadro que se vive.
Foram, deste modo, suspensos os pré-avisos de greve decretados para as autarquias e empresas municipais da cidade de Lisboa, incluindo a greve mais alargada dos trabalhadores da limpeza urbana da CML.
Mas atenção, a greve foi suspensa e não desconvocada! A luta irá continuar, assim que ultrapassarmos o período de excecionalidade que o país e a cidade de Lisboa em especial, atravessam. Não abdicaremos das reivindicações que motivaram esta greve, reafirmando a sua justeza, hoje, inclusive, com mais validade e pertinência.
No âmbito da Frente Comum, o STML dará a necessária continuidade à luta na cidade de Lisboa por melhores salários, pela valorização das carreiras, por uma efetiva negociação e em defesa dos Serviços Públicos. Na realidade muito própria da limpeza urbana da CML, continuaremos a exigir a integração de todos os trabalhadores a recibos-verdes, a uniformização da atribuição do descanso compensatório, ou a melhoria das condições de trabalho.
Assumindo a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores da Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Empresas Municipais de Lisboa, cujo papel será absolutamente central no combate ao quadro de propagação do Covid-19, o STML exige que sejam garantidas aos trabalhadores todas as condições de proteção individual e tomadas as necessárias medidas de contenção da propagação em todos os serviços públicos do concelho de Lisboa.
Informados e esclarecidos, sem indiferença, saberemos ultrapassar o momento difícil que enfrentamos. Devemos, todos, com compressão e solidariedade, adotar os cuidados preventivos necessários.
A luta continua! Com o nosso, o Teu Sindicato, o STML!
|