Sem união não alcançamos! Sem luta não conquistamos!
Manifestação Nacional da CGTP-IN
10 de Julho – 14h30 na Praça da Figueira
Se tivermos em linha de comparação a política do anterior governo PSD/CDS (2011-2015), é certo que vivemos nos últimos 4 anos um contexto político mais favorável. Contudo, muito poderia ter sido avançado e aprofundado, mas não...
O governo PS, cego, surdo e mudo, prefere alimentar um caminho gasto sobre política salarial, carreiras, progressões, avaliação do desempenho, profissões de desgaste rápido, suplementos, aposentação, entre muitas outras matérias.
Na administração pública, cerca de 90% dos seus trabalhadores continuam à espera da devida valorização salarial. Há uma década que não há aumentos! Os restantes 10%, que subiram para os 635 euros, viram eliminados os pontos acumulados pela avaliação, que lhes permitiria porventura progredir na carreira. Como consequência, assistiu-se a um nivelamento salarial de trabalhadores com 20 ou 2 anos de casa. Um "nivelamento por baixo" a claramente injusto para os que detêm mais tempo de serviço. Um governo que claramente "dá uma no cravo e outra na ferradura"!
A verdade é que as opções do governo, no que é estratégico e estrutural, são convergentes com as do PSD e do CDS e com os interesses do grande capital. Uns e outros submetem-se às imposições, chantagens e constrangimentos da União Europeia e do Euro, não faltam com o apoio à banca privada e aos banqueiros, para quem nunca faltam milhares de milhões de euros para acudir às fraudes e desmandos de gestões ruinosas.
Ao mesmo tempo e apesar dos avanços registados, o governo resiste a dar resposta aos problemas prementes dos trabalhadores, do povo e do País. Resiste a dar resposta às necessidades dos serviços públicos e das funções sociais do Estado, designadamente, na Escola Pública, na Justiça, na Cultura, na Habitação, mantém o subfinanciamento crónico no Serviço Nacional de Saúde e nos transportes públicos.
Dia 10 de julho, exigimos o direito a uma vida digna! Exigimos respeito por quem trabalha! Exigimos melhores salários, além da regulamentação e reposição dos direitos há muito reivindicados. No município de Lisboa - câmara, juntas de freguesia e empresas municipais - os trabalhadores não devem hesitar quando se fala do futuro, o seu e o das suas famílias.
Para permitir a participação na manifestação, o STML colocou um pré-aviso de greve
das 12h00 às 21h00! Às 14h30, concentração na Praça da Figueira.
|