- Inaceitáveis condicionamentos no horizonte -
A 25 de Fevereiro realizou-se uma reunião entre o STML e a EGEAC, representada pelo Assessor do Conselho de Administração, Directora dos Recursos Humanos e Directora Financeira.
Incompreensivelmente, não houve lugar ao encerramento do processo negocial relativo aos retroativos de 2018 e muito menos o início do processo relativo ao ano em curso. Com enorme surpresa, os elementos da equipa técnica da empresa, apresentaram ao Sindicato a ideia de que o CA está disponível para aceitar o mês de abril (2018) como ponto de partida para os retroativos devidos aos trabalhadores, mas apenas se o STML aceitar para 2019 um aumento salarial nunca superior ao valor da inflação (as previsões do INE, ainda por publicar, apontam para 1% a 1,5%).
Sobre esta metodologia de trabalho, cabe sublinhar o seguinte:
a) O processo negocial relativo aos aumentos salariais de 2018, particularmente os retroativos (matéria que tem dividido o CA e o STML), é um processo próprio que há muito deveria ter sido encerrado;
b) É lamentável que em fins de fevereiro de 2019, se coloque em causa a resolução definitiva de um processo referente ao ano transato;
c) Pior ainda, é totalmente criticável que o processo de 2018 fique porventura condicionado ao que deverá resultar do processo de negociação relativo a 2019.
Perante a proposta inqualificável que marcou esta ultima reunião, o STML demonstrou uma profunda desilusão perante formas de estar que atentam a boa-fé em torno das negociações salariais, considerando a expetativa por uma contraproposta, autónoma, para início das negociações.
O CA deve, de uma vez por todas, apresentar a sua decisão sobre os retroativos de 2018. O STML, após consulta aos trabalhadores, mostrou disponibilidade para aceitar o mês de abril (face ao mês de janeiro, enquanto proposta inicial).
Sobre os aumentos salariais para 2019, a proposta discutida com os trabalhadores, foi apresentada pelo STML ao CA no mês de Janeiro. Igualmente proposto pelo Sindicato, uma calendarização para reunir, debater e encerrar este processo até fins de março, evitando os maus exemplos de prolongamentos incompreensíveis face ao ano precedente.
Quererá o CA arrastar agora o processo negocial indefinidamente?
Com o STML, o nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes! Sindicaliza-te!
|