- STML reúne com a CML -
No passado dia 31 de janeiro, o Sindicato reuniu com o Vice-Presidente Duarte Cordeiro com o propósito de esclarecer e debater as intenções já tornadas públicas sobre as "10 medidas" do Executivo para a Higiene Urbana, em particular na remoção de resíduos sólidos da cidade. Também presente nesta reunião, a Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU).
Em termos sintéticos, o STML foi informado do seguinte:
- Reforço do número de trabalhadores. Cerca de 100 novos cantoneiros foram contratados a recibos-verdes, com a possibilidade da sua integração no Mapa de Pessoal através do concurso de admissão que neste momento decorre. A curto-médio prazo prevê-se a contratação de mais 200 trabalhadores para o desempenho desta função. A nível dos condutores (CMPVE), equaciona-se igualmente o reforço de pessoal.
- Avaliam a reorganização dos serviços de recolha ao domingo, em freguesias onde o impacto do turismo é maior. O mesmo poderá verificar-se no trabalho noturno, principalmente nas zonas onde é maior a afluência de pessoas.
- Porém, assume o Executivo o compromisso de não criar qualquer novo circuito (ao domingo), sem uma prévia apresentação e discussão com as organizações representativas dos trabalhadores.
- Haverá lugar a uma nova delegação de competências da CML para as Juntas de Freguesia, nomeadamente na recolha do lixo acumulado junto aos Ecopontos. Acompanhando este processo, terá lugar o reforço de verbas para as freguesias, com cerca de 100 mil euros direcionados exclusivamente às respetivas equipas de higiene urbana. Outras verbas serão destinadas em função das particularidades de cada autarquia local, em função da sua realidade e constrangimentos identificados desde 2014. Em termos de competências, sublinha-se que a recolha de monos, independentemente da sua natureza e proveniência, são da exclusiva responsabilidade da Câmara Municipal.
Outros assuntos
A CML comprometeu-se em enviar ao STML até fins de fevereiro o 'mapa de feriados de 2019', acompanhado de uma proposta sobre o que define como serviços essenciais. Assunto que, oportunamente merecerá do sindicato uma análise mais fina.
No âmbito do processo de transferência dos serviços de remoção para o novo Centro Operacional de Remoção (COR), nos Olivais, estudam em parceria com a CARRIS possíveis soluções ao transporte dos trabalhadores que aqui se irão concentrar. Outras questões estão igualmente sob análise, comprometendo-se a DMHU a agendar uma data para uma visita conjunta com o STML às futuras instalações do COR. Garante o Vice-Presidente da CML que nenhum trabalhador "perderá rendimentos" com a sua transferência para os Olivais, nem haverá qualquer alteração no atual formato de horários de trabalho. A mudança de trabalhadores-cantoneiros iniciar-se-á em março, objetivando transferir as equipas de remoção afetas aos Postos de Limpeza para o COR (um Posto de Limpeza de cada vez).
Por último, tendo o Executivo municipal já em sua posse o relatório/parecer externo sobre os Serviços Municipalizados de Lisboa, e considerando a intenção de os criar efetivamente ainda durante o 1ºsemestre de 2019, fará chegar ao STML toda a documentação necessária sobre este processo. É propósito debater previamente este projeto, nos seus contornos, prazos e objetivos, quer com o STML, quer com os trabalhadores sob alçada da DMHU.
O sindicato não deixará de acompanhar atentamente os vários processos que envolvem a Higiene Urbana da CML, informando, esclarecendo e intervindo sempre que necessário. Com e para os trabalhadores!
Com o nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes! Sindicaliza-te no STML!
|