Sobre os problemas sentidos na Limpeza Urbana |
Quarta, 30 Janeiro 2019 10:11 |
- STML reúne com a Direcção Municipal da Higiene Urbana -
No dia 28 de janeiro, realizou-se no Complexo Municipal dos Olivais 2, uma reunião entre o Sindicato e a Diretora Municipal da DMHU, Filipa Penedos. Também presentes as Chefias do Departamento de Higiene Urbana (DHU) e da Divisão de Limpeza Urbana (DLU). Vários foram os assuntos debatidos. Em síntese, destaca-se o seguinte.
Assim,
Face aos atrasos dos vencimentos respeitantes aos trabalhadores contratados em dezembro último a recibos-verdes, com prejuízos evidentes na vida de cada um, informou a DMHU que a situação foi provocada pela morosidade burocrática, prevendo-se a sua resolução, com a transferência para a conta bancária de cada trabalhador dos valores em falta, na semana de 4 a 8 de fevereiro.
Tendo o STML tido conhecimento informal sobre a nova disposição dos serviços da higiene urbana, através do 'Despacho da DMHU nº1/2019' (envolvendo os postos de limpeza e o futuro polo dos Olivais, denominado de COR=Centro Operacional de Remoção), foram colocados um conjunto de dúvidas sobre as intenções da Direção Municipal.
Comprometeu-se a DMHU até fins do mês de fevereiro, enviar para o Sindicato o mapa de feriados para o corrente ano, juntando a sua proposta sobre o que considera por 'serviços essenciais'. O STML pronunciar-se-á oportunamente sobre esta matéria.
O STML criticou a alteração e/ou a criação de novos circuitos sem consulta atempada aos trabalhadores. O 'grupo de trabalho' constituído entre o sindicato e os técnicos responsáveis pela elaboração e monotorização dos circuitos, pode e deve ser melhorado nas suas interações. Da parte da DMHU, estudam neste momento as conclusões apresentadas pelo meio académico sobre um possível sistema que poderá resolver alguns dos problemas já apontados.
A CML/DMHU prevê concluir brevemente o processo (concurso público) com vista à contratualização de uma empresa especializada na limpeza dos contentores subterrâneos. Na origem desta decisão, relembre-se, a inexistência de meios próprios da autarquia para realizar estes trabalhos. Neste cenário, o STML questionou as ocorrências com trabalhadores-cantoneiros que, sem formação ou meios adequados, foram direcionados para limpar estes equipamentos.
O STML criticou a externalização pela CML da limpeza dos Postos, através da contratação de uma empresa privada.
O Sindicato continuará a acompanhar os trabalhadores da Higiene Urbana (remoção), não deixando de intervir na salvaguarda dos seus direitos e interesses, respondendo por esta via às suas expetativas.
Com o nosso, o Teu Sindicato, somos mais fortes!
|