Aos trabalhadores da GEBALIS |
|
|
Quarta, 12 Dezembro 2018 14:29 |
- Aprovada em reunião plenária queixa à ACT contra o CA -
No passado dia 11 de dezembro, o STML e o STAL convocaram os trabalhadores da Gebalis para um Plenário geral. O objetivo passou por decidir o próximo passo reivindicativo para que o Conselho de Administração (CA) da empresa faça a correta contabilização do tempo efetivo de serviço na transição para as novas carreiras.
Nas diversas reuniões com o CA, ambos os sindicatos sempre transmitiram, com o apoio dos trabalhadores, que não cediam naquela que deve ser a interpretação da Cláusula 94ª do Acordo de Empresa (AE).
Esta posição também ficou bem expressa na reunião plenária de 11 de dezembro. Realizada no Auditório do Museu-Biblioteca República e Resistência, estiveram presentes mais de 80 trabalhadores que decidiram pelo recurso à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). A respetiva queixa será formalizada em conjunto pelas duas estruturas representativas dos trabalhadores.
A elaboração dos regulamentos de Assiduidade e Pontualidade; Saúde e Segurança no Trabalho; e Formação Profissional foi outro assunto abordado na reunião dos trabalhadores. As regras irão fazer parte do AE e já estão a ser preparadas pela respetiva Comissão Paritária de Acompanhamento para entrarem em vigor em 2019. O STML registou muitas das sugestões e observações feitas pelos trabalhadores, que procurará integrar na discussão em torno dos vários regulamentos.
Por último, os trabalhadores aprovaram igualmente uma proposta para que o STML e STAL apresentem outra queixa conjunta à ACT, desta vez sobre a majoração das férias no primeiro ano de contrato.
Unidos, informados e mobilizados somos e seremos sempre mais consequentes! Com o teu, o nosso Sindicato, o STML! Sindicaliza-te!
|