- Sobre a informação do Conselho de Administração (CA) de 29 de novembro -
Após a reunião de 26 de novembro, entre o STML e o CA da EGEAC sobre os aumentos salariais para os trabalhadores da empresa relativos ao ano de 2018, foi possível chegar a acordo sobre a grelha salarial como oportunamente o sindicato informou através de comunicado.
Contudo, mantém-se em aberto a negociação, por diferenças de opinião, relativamente à retroatividade, tendo ficada agendada para 17 de dezembro nova reunião onde esta matéria será uma vez mais debatida. Esperamos nesse momento, conseguir alcançar resultados mais justos.
Relembramos que o CA equacionou apenas o pagamento dos valores acordados a partir de outubro. Da parte do Sindicato e dos trabalhadores defende-se, justa e legitimamente, o pagamento dos retroativos a janeiro deste ano, ou não fosse este, por estranho que pareça, o processo negocial relativo ao ano 2018.
Terá sido porventura um lapso na comunicação do CA de 29 de novembro a todos os trabalhadores da empresa, quando afirma que o "CA congratula-se com a recente conclusão do processo negocial com o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML)".
Queremos salientar que o processo negocial não está concluído! Caso contrário não se teria definido consensualmente entre as duas partes – STML e CA - uma nova e porventura última ronda negocial para 17 de dezembro.
O STML não deixa de valorizar o pagamento, já em dezembro, dos valores acordados e os retroativos (outubro, novembro e subsídio de natal). Porém, estamos longe de concordar com a retroatividade apenas ao mês de Outubro. Consideramos, no entanto, que determinadas comunicações não contribuem para esclarecer da melhor maneira os trabalhadores da EGEAC.
Depois de 9 anos de congelamentos, mais 11 meses de negociação, apenas ¼ dos retroativos possíveis? Já basta de sacrifícios e prejuízos financeiros sempre para os mesmos!
Informados e esclarecidos, somos mais consequentes! Sindicaliza-te no nosso, no teu sindicato, o STML!
|