Aos Sapadores Bombeiros! |
Sexta, 30 Novembro 2018 14:35 |
- STML/STAL reúnem com o Governo -
No dia 29 de novembro o STML e o STAL reuniram com o Secretário de Estado da Protecção Civil. Este encontro fez parte das negociações implícitas à regulamentação da carreira de Bombeiro Sapador. Relembramos que ambos os sindicatos tinham enviado um conjunto de alterações às propostas de decretos-lei do Governo. Neste contexto, às propostas dos sindicatos, o Governo apresentou apenas uma ligeira alteração ao plano de nova regulamentação que discutiu e apresentou em Conselho de Ministros. Assim, recua nas seguintes matérias:
Porém, nas matérias estruturais, insiste no caminho prejudicial aos bombeiros profissionais. Concretamente: 1. Não altera as condições da aposentação. Afirma que poderá ser regulamentado num posterior diploma a possibilidade da reforma antecipada. Não apontando soluções concretas nem prazos, os trabalhadores continuarão assim a ser penalizados. 2. Em relação às carreiras, apenas altera a reposição para o bombeiro municipal de 1ª classe, que transita para subchefe. Descarta deste modo a proposta do STML/STAL de transição de todos os postos de trabalho existentes. 3. Reafirma a possibilidade de alterar apenas a 1ª posição da carreira de sapador, para a posição seguinte, mantendo todas as outras como estão. 4. Mantém a intenção em incluir outras carreiras, que não a de bombeiro, na sua proposta.
Apesar do Secretário do Estado afirmar novamente que o Governo está disponível para negociar, também não deixa de referir paralelamente que não é possível igualar as condições de aposentação, ou manter a atual carreira, ou ainda continuar com os níveis remuneratório que atualmente existem...
Factos que motivam STML e STAL a não aceitar que se regulamente uma carreira com os objetivos claros de a desqualificar, diminuindo-a para níveis inferiores aos atuais. Reafirmamos deste modo, que só é possível aceitar um novo quadro legal que enquadre a carreira e as condições de aposentação dos bombeiros profissionais, se o mesmo integrar de forma séria e responsável as propostas apresentadas por ambos os sindicatos.
O que neste momento o Governo pretende levar avante, é a desregulamentação da carreira, penalizando em múltiplas dimensões a vida de milhares de homens e mulheres que trabalham exclusivamente em prol da segurança e bem-estar das populações de norte a sul do país.
Perante este cenário, só nos resta reafirmar o caminho da luta, determinada, firme e com confiança. Dia 3 de Dezembro, a partir das 14h30, todos à Praça do Comércio!
À LUTA CAMARADAS!
|