- STML e STAL reúnem com o Conselho de Administração (CA) –
A 27 de novembro, realizou-se uma reunião com o CA da Gebalis onde foi abordada a forma como está ser feita a contabilização do tempo efetivo de serviço na transição para as novas carreiras.
Ao longos das diversas reuniões, e apesar de todos os presentes demonstrarem vontade de manter o diálogo, os Sindicatos sempre transmitiram que não cediam na interpretação da Cláusula 94ª do Acordo de Empresa (AE) para a contabilização do tempo de antiguidade.
Esta reivindicação tem ficado bem expressa, tanto nos plenários realizados, como nos 80% de assinaturas recolhidas no universo da Gebalis e que constam do abaixo-assinado entretanto levado a cabo. O documento reclama a correta contagem dos anos de serviço para a integração na tabela salarial do AE, entregue em Julho, ao Presidente da CML, à Administração da Gebalis e à Assembleia Municipal de Lisboa.
Ambos os Sindicatos sempre afirmaram que, no máximo, o que poderia ser discutido, seria a forma de pagamento da correta integração (por exemplo faseada e sempre com retroativos a partir de Janeiro de 2018).
Como não se conseguiu chegar a um consenso, ficou acordado apresentar uma queixa à ACT por STML/STAL.
Para melhor esclarecer esta matéria, decidimos realizar um Plenário Geral de Trabalhadores. A data avançada é o dia 11 de Dezembro, no período da manhã, no Auditório Natália Correia (Bairro Padre Cruz). Informação que brevemente será confirmada.
Outro assunto abordado nesta reunião foi a elaboração final dos regulamentos que irão fazer parte do AE. Assim, ficou acordado que três dos quatro regulamentos estarão finalizados de forma a entrarem em vigor a 01 de janeiro de 2019. Referimo-nos aos regulamentos sobre:
- Assiduidade e Pontualidade;
- Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho;
- Formação Profissional.
Este assunto também será abordado com os trabalhadores no Plenário a realizar no próximo mês.
O STML informa ainda que, em conjunto com o STAL, será igualmente apresentada queixa à ACT sobre a majoração das férias no primeiro ano de contrato.
Unidos, informados e mobilizados somos e seremos sempre mais consequentes! Com o teu, o nosso Sindicato, o STML! Sindicaliza-te!
|