STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2017 Aos Trabalhadores da Junta de Freguesia de Arroios - Da reunião com o Executivo da Junta
Aos Trabalhadores da Junta de Freguesia de Arroios - Da reunião com o Executivo da Junta Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 21 Fevereiro 2017 10:28

foto de Capa - aos trabalhadores da JF Arroios O STML reuniu a 16 de Fevereiro com a Presidente Margarida Martins e a Dra. Ana Santos. O objetivo desta reunião foi fazer o ponto de situação sobre os problemas inscritos no Caderno Reivindicativo dos trabalhadores desta Junta entregue a 16 de Novembro do ano passado.

 

Dos assuntos debatidos, regista-se o seguinte:

  • Sobre a regularização dos trabalhadores com vínculo precário, a JF admite a possibilidade em alargar o número de vagas para os setores operacionais atualmente existente no Mapa de Pessoal, contudo não referindo ou demonstrando quando assumirá a decisão política de abrir concursos para admissão de pessoal. O STML relembrou ainda, que existem trabalhadores que nem contrato assinado têm, situação admitida pelo Executivo;
  • Foram efetuadas mobilidades intercategorias existentes no setor da Limpeza Urbana. O STML relembrou que ainda persistem três casos que urge solucionar, o executivo comprometeu-se em avaliar.

  • Sobre as folgas acumuladas dos trabalhadores provenientes da CML em Março de 2014, referem que não tiveram qualquer tipo de contacto por parte do Executivo Camarário, nomeadamente do Gabinete do Vice-Presidente Duarte Cordeiro, estando nesse sentido e por este motivo por encontrar uma solução que garanta efetivamente os direitos dos trabalhadores em causa.

  • O STML, relembrou a necessidade de se prosseguir e aprofundar as obras de manutenção nos postos atuais.

  • Desde Janeiro de 2017, passaram a pagar a todos os trabalhadores acidentados todos os montantes remuneratórios a que têm direito (com retroativos nos casos ocorridos em 2016), nomeadamente a média do trabalho extraordinário realizado antes do episódio incapacitante. Decisão com a qual o STML se congratula.

  • Sobre o SIADAP, referem que o processo está praticamente concluído. O STML relembrou a efetivação da majoração dos dias de férias, resultantes da avaliação, que consta no ACEP celebrado entre o Sindicato e a Junta de Arroios. Matéria que será concretizada pelo Executivo.

  • Referem o reforço de pessoal na Biblioteca com mais uma trabalhadora (contrato por cinco meses) que responde assim a uma necessidade há muito identificada.

  • Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), afirmaram o reforço do número de peças por trabalhadores, além de receberem, em princípio dia 20 de Fevereiro, os novos impermeáveis (fatos de água).

  • Fizeram uma distribuição do material em stock pelos postos de limpeza, dando assim uma resposta mais eficaz às necessidades que no tempo e no espaço ocorram na substituição de material degradado ou inutilizado. Decisão também valorizada pelo STML, considerando ter sido, também, uma das reivindicações dos trabalhadores.

  • Adicionaram um computador no Posto de Atendimento de Arroios, decisão que também vai de encontro ao pretendido por trabalhadores e Sindicato.

O STML valoriza os resultados agora alcançados, mas espera todavia que o problema da precariedade existente nesta Junta de Freguesia seja efetivamente solucionado. A um posto de trabalho permanente deve corresponder um contrato de trabalho efetivo.

 

logo 40 anos