STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2017 STML reúne com a Direcção Municipal da Cultura (DMC)
STML reúne com a Direcção Municipal da Cultura (DMC) Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 10 Fevereiro 2017 15:23

Capa - reune DM culturaA 10 de Fevereiro o Sindicato reuniu com o Director Municipal da Cultura, Dr. Manuel Alves da Veiga, onde se procurou debater e esclarecer um conjunto de assuntos envolvendo os interesses dos trabalhadores sob sua alçada. Neste sentido, interessa reter desta reunião o seguinte:

a. Sobre a alienação já concretizada do Palácio dos Machadinhos, que integra hoje cerca de 120 pessoas, a transferência para novas instalações só sucederá a 17 de Junho de 2019. O STML relembrou a necessidade de articular e definir prévia e antecipadamente (com o Pelouro da Cultura e a DMRH) uma estratégia que minimize os constrangimentos deste futuro processo de mudança. Saber 'quando' é importante, mas interessa sobretudo perceber 'como e para onde' serão transferidos.

b. Estão em desenvolvimento as obras que procuram revitalizar as instalações do Alto da Eira, prevendo-se o seu término para Junho/Julho deste ano. Neste espaço serão reinstaladas algumas áreas de trabalho atualmente localizadas no Arquivo Municipal do Bairro da Liberdade. A sua efetiva concretização está prevista apenas para 2018.


c. Os trabalhadores da Videoteca (Largo do Calvário) serão transferidos para o Arquivo Municipal do Bairro da Liberdade, tendo o STML questionado se esta mudança não afetará a eficácia do serviço público que é prestado, de natureza altamente especializada, face a uma relativa diminuição em termos de centralidade geográfica que poderá condicionar o acesso dos munícipes às valências associadas à Videoteca.


d. Fomos informados que as obras no Palácio das Galveias estão dadas por terminadas, faltando apenas pequenos ajustes. A inauguração formal está prevista para final de Maio e os trabalhadores, dispersos por vários locais face a esta intervenção, serão novamente reagrupados neste equipamento.

e.
A 1 de Março está prevista a reabertura ao público da Biblioteca de Belém, encerrada temporariamente face à necessidade de pequenos melhoramentos.

f.
Pretende a DMC alargar o espaço da Biblioteca da Penha de França, aproveitando as lojas contíguas nesse sentido. Este objetivo está fixado para o 1º semestre do corrente ano.

g.
Sobre os horários de trabalho das bibliotecas, afirmam a necessidade do seu alargamento e uniformização, permitindo por esta via melhorar o acesso e usufruto das bibliotecas a todos os interessados. Contudo, a insuficiência atual em termos de recursos humanos – técnicos superiores especializados nesta área – impede no momento a concretização desta aspiração. O STML relembrou a necessidade em exigir ao Pelouro dos Recursos Humanos que assuma a decisão de abertura de concursos públicos que dê resposta às carências há muito identificadas.

h.
Refere também o Diretor Municipal da Cultura, a carência a nível de assistentes operacionais que trabalham em toda a rede de equipamentos sob sua gestão, matéria que deve ser abordada, segundo o Sindicato, com a DMRH de forma a informar junto do Executivo os concursos públicos prioritários que devem ser assumidos politicamente, não apenas para reforçar o número de trabalhadores, mas também objetivando o indispensável rejuvenescimento.

 

O STML continuará a acompanhar as situações agora sintetizadas, além de todas as outras que envolvam os interesses e direitos dos trabalhadores da DMC.

 

logo 40 anos