Após as eleições de Outubro passado, o STML solicitou ao novo Executivo eleito uma reunião de trabalho. A mesma teve lugar no passado dia 23 de Novembro com o Presidente Vasco Morgado. Dando continuidade às reuniões precedentes iniciadas no anterior mandato autárquico, o STML informou dos assuntos prioritários que neste momento preocupam os trabalhadores. Assim,
1. Regularização das situações de precariedade A Junta pretende regularizar as situações identificadas através da legislação governamental para o efeito (PREVPAP). Entretanto decorrem concursos de admissão de pessoal. Afirmam que em Fevereiro de 2018 serão preenchidas 5 vagas existentes no Mapa de pessoal para a Limpeza Urbana.
2. Pagamento de trabalho suplementar aos trabalhadores acidentados Continuam a manifestar dúvidas sobre a reivindicação do STML. O Sindicato propôs que o seguro seja feito pelo total do rendimento mensal, passando para a seguradora a responsabilidade em suportar todos os encargos, proposta que será analisada pelo Executivo.
3. ACEP Existe abertura da Junta em iniciar um novo processo negocial procurando a celebração deste importante instrumento de regulação colectiva.
4. Problemas com instalações O STML referiu a existência de um conjunto de problemas no Posto de Limpeza do Mercado do Rato, tais como a canalização da água quente ou a fraca iluminação exterior. Problemas que irão avaliar, referindo ainda que esperam remodelar os atuais contentores. O sindicato referiu igualmente os vários problemas que se constatam no Posto de Limpeza dos Restauradores. Neste último caso, fomos informados que foi solicitada à empresa que explora o parque de estacionamento a abertura duma saída de emergência.
5. Equipamentos e materiais Fomos informados que já foram encomendadas novas mangueiras. Em processo de consulta, encontra-se a aquisição de sopradores e aspiradores. O mesmo se refere a novos fardamentos, continuando a Junta a garantir a sua lavagem.
6. Folgas acumuladas dos trabalhadores provenientes da CML O Presidente Vasco Morgado reafirma que não recebeu qualquer indicação da CML sobre esta matéria. Face a este impasse, o STML propôs uma reunião tripartida entre Sindicato, Junta e Câmara Municipal
7. SIADAP Referem ter concluído todos os processos de avaliação, passando agora à comunicação junto dos trabalhadores dos respetivos pontos atribuídos.
8. Medicina do Trabalho
O Executivo referiu estar a avaliar a contratação de outra empresa que preste serviço nesta área, de importância fundamental para os trabalhadores.
Outros assuntos
- Fomos informados que a Junta está a pagar o seguro de acidentes de trabalho a todos os trabalhadores precários.
- Estão neste momento a estudar a criação de um novo horário para a Limpeza Urbana. Processo que só avançará depois de respeitados todos os trâmites legais, nomeadamente, o que passa pela informação e discussão com o sindicato e os trabalhadores.
- Referem a criação duma equipa de jardinagem.
Por último, o STML propôs o pagamento de todos os suplementos durante o período de férias, matéria que a Junta irá avaliar a sua exequibilidade. O STML continuará a acompanhar os problemas que afectam os trabalhadores da Junta de Freguesia de Santo António com o objectivo da sua rápida resolução.
Informados e unidos em torno do nosso Sindicato, somos e sempre seremos mais fortes! Sindicaliza-te no STML!
|