No passado dia 14 de Novembro o STML reuniu com o Diretor Municipal Eng.º Victor Vieira, também com o Diretor de Departamento Eng.º Nuno Soares, com a Chefe de Divisão da DLU, Eng.ª Rita Lucas e a Diretora do DRMM, a Dra. Filipa Penedos.
Nos assuntos prévios, o STML relembrou a necessidade de agendar uma reunião urgente com os responsáveis técnicos pela elaboração dos circuitos. A referida reunião terá lugar na semana de 20 a 24 de Novembro.
Sobre o Mapa de Feriados para 2018, o mesmo deverá ser enviado ao Sindicato para análise nos próximos dias. Contudo, no plano do debate sobre o conceito e critérios dos 'serviços essenciais', parece haver alguma resistência da CML em aprofundar esta matéria com o STML.
No campo da formação para todos os trabalhadores afetos à Limpeza Urbana, independentemente da sua categoria, o STML solicitou o Plano de Formação elaborado que, ao que tudo indica, será enviado pela DMHU nos próximos dias.
O Sindicato colocou ainda a questão da reparação urgente da caldeira do PL do Valssassina, cuja capacidade atual não responde às necessidades face ao número de trabalhadores existentes neste local de trabalho. Fomos informados que o problema estava resolvido, ficando porém de se confirmar esta situação. Referido ainda, a urgência em dotar o PL de Sete Rios dos meios administrativos e informáticos necessários ao serviço diário que aqui se realiza. No PL da Boa Hora (hoje sob alçada da JF), existem serviços da CML, articulados com os existentes no PL de Marvila, que carecem de pessoal e respetivos meios administrativos-informáticos.
Sobre a remoção de contentores em algumas Juntas de Freguesia (no período noturno), e considerando os problemas ocorridos com munícipes, o STML sugeriu que este serviço pudesse ser realizado durante o período diurno, evitando assim eventuais episódios (como agressões físicas) que possam afetar os trabalhadores envolvidos nestas tarefas.
Outros assuntos foram discutidos, nomeadamente:
- O STML relembrou a necessidade de alargarem as vagas existentes no Mapa de Pessoal para 2018 envolvendo todas as categoriais, isto é, de Cantoneiro, CMPVE e Encarregados (EG e EGO).
- Ineficácia na reparação de viaturas e deficiências envolvendo a comunicação com o piquete quando necessário. A DMHU/DRMM assumiu carências a nível de comunicação entre serviços que têm alimentado incompreensões e problemas na maior parte das vezes de fácil resolução. Irão neste sentido, procurar melhorar a articulação entre oficinas e garagens de forma a permitir respostas que até agora ficaram aquém do desejável.
- Sobre as novas viaturas adquiridas que serão rececionadas faseadamente, a CML relembrou que está a penalizar os fornecedores pelo não cumprimento de prazos e especificidades necessárias ao serviço para o qual se destinam.
- Sobre a recolha de resíduos principalmente na zona histórica da Baixa, referem ter sido feito um esforço maior no plano da fiscalização junto das entidades e comerciantes. Referem também a substituição e/ou o reforço do número de contentores.
- Sobre o plano de desbaratização nos Postos de Limpeza, referem que o implementado no PL da Boavista poderá não se repetir em outros locais de trabalho, face a ausência de alternativas físicas onde os respetivos trabalhadores possam realizar a sua higiene diária. O STML relembrou todavia a importância de avançarem com este plano em todos os locais de trabalho face a um problema que é transversal, não se limitando ao Complexo da Boavista.
- A DLU irá iniciar ainda este mês a auscultação – através de inquérito - aos trabalhadores (CMPVE) das Garagens dos Olivais 3 sobre o mecanismo a implementar para o gozo de férias.
- Sobre a falta de limpeza e de segurança na Valorsul, informaram que os contactos estabelecidos com esta empresa tiveram como consequência a implementação de um novo procedimento que em princípio poderá resolver o problema denunciado pelos trabalhadores e avançado pelo STML. Será contudo no dia-a-dia que se avaliará a sua resolução efetiva ou não.
- Sobre as obras envolvendo a construção do Balneário nos Olivais 2, o STML questionou para quando a sua conclusão, tendo obtido como resposta apenas estimativas.
Outros problemas foram discutidos dos quais daremos conta aos respetivos trabalhadores. A próxima reunião ficou agendada para 14 de Dezembro.
Informados, esclarecidos e unidos somos mais fortes! Sindicaliza-te no Teu Sindicato, o STML!
|