Nos últimos meses e como resultado dos plenários e visitas realizados com os trabalhadores dos mais variados setores profissionais da Junta de Freguesia da Penha de França, foi possível concluir o respetivo Caderno Reivindicativo, apresentado pelo STML ao Executivo liderado pela Presidente Sofia Oliveira Dias no passado dia 23 de Junho.
Damos agora conta dos principais assuntos debatidos.
Assim,
1. Sobre a resolução da situação laboral de todos os trabalhadores a recibos-verdes (CPS), o Executivo pondera a abertura de concursos públicos para admissão de pessoal apenas para depois das eleições de Outubro, caso o Governo não apresente entretanto uma solução mais célere.
2. Informaram que todos os trabalhadores têm acesso à Medicina do Trabalho da CML, face ao protocolo celebrado entre as duas autarquias.
3. No âmbito do SIADAP, concluíram o processo referente ao biénio de 2013-2014, estando em vias de desfecho o correspondente ao período de 2015-2016, após o qual iniciarão a avaliação de 2017-2018.
4. No campo da formação profissional referem a participação no Plano de Formação Anual da CML, com ações disponíveis para todos os trabalhadores da Junta.
5. Comunicaram ainda que estão a cumprir o rácio de auxiliares de ação educativa por sala e número de crianças, nomeadamente de uma trabalhadora por sala.
6. Irão procurar adquirir casacos para as trabalhadoras dos jardins-de-infância considerando a atual carência deste item.
7. No plano da aquisição de EPI's e equipamentos vários, observam a prática da consulta prévia junto dos trabalhadores, avaliando e objetivando os materiais mais adequados.
8. Referem que irão substituir os atuais coletes refletores utilizados pelos trabalhadores da limpeza urbana por t-shirts (azuis), mais ajustadas com a atual fase do ano.
9. A Junta afirma a existência de um contrato com uma lavandaria onde todos os equipamentos e fardamentos são lavados, assim queiram os trabalhadores.
Realçamos e valorizamos a abertura demonstrada pelos responsáveis da Junta de Freguesia aos diversos problemas inscritos no Caderno Reivindicativo. Contudo, face à natureza complexa de alguns processos que decorrem ou que se perspetivam iniciar nos próximos meses, ficou agendada uma nova reunião para o dia 12 de Setembro.
Continuaremos a acompanhar os trabalhadores da Penha de França e os seus problemas, exigindo a sua resolução com responsabilidade, honestidade e seriedade.
Unidos, informados e esclarecidos somos mais fortes! Sindicaliza-te no Teu Sindicato, o STML.
|