Considerando os problemas reportados nos últimos meses ao Sindicato pelos trabalhadores da limpeza urbana, realizou-se a 8 de Junho uma reunião com a Junta de Freguesia da Misericórdia representada pela responsável dos Recursos Humanos, a Dra. Ana Paula Pimentel e pelo Encarregado Geral deste setor, o Sr. João Carvalho. Damos conta dos assuntos debatidos. Assim,
Sobre o horário de trabalho das 16h00 às 22h00 – serviço 'Alerta'.
- Consubstanciando a sua excecionalidade e o regime de voluntariado associado, o STML questionou sobre o porquê de existir uma 'escala', sinónimo de obrigatoriedade. Obviamente, para o Sindicato, não se pode impor um horário de trabalho, instituindo-o, sem o que o mesmo seja debatido previamente com os trabalhadores. Só depois do processo estar concluído, se poderá falar num horário de trabalho oficial. A Junta ficou de enviar uma proposta que reponha a legalidade neste caso, respondendo paralelamente às necessidades do serviço da freguesia.
No que concerne ao espaço exíguo disponibilizado para as consultas da Medicina do Trabalho.
- Foi-nos informado o seu alargamento, perspetivando-se uma melhor organização das consultas no sentido de garantir a privacidade dos trabalhadores. Para depois das eleições de Outubro, equacionam ainda, iniciar intervenções na sede da Junta (nos pisos inferiores) que permitam acomodar estes serviços com outras condições.
- Transmitiram-nos também a implementação da Medicina Curativa, além da Preventiva, no sentido de responder às várias necessidades dos trabalhadores em termos médicos.
- Para o fim do ano, preveem renegociar o contrato com a empresa que presta o serviço da Medicina do Trabalho, alargando as atuais dimensões de oferta.
Consolidação de mobilidades.
- Foi-nos comunicado a consolidação de todos os processos de mobilidade existentes, quer na carreira de assistente operacional, assistente técnico e técnico superior.
- Aos trabalhadores integrados no Mapa de Pessoal da Junta, ex-prestadores de serviços (falsos recibos-verdes), será equacionada a sua mobilidade para a carreira adequada em função das suas habilitações e competências.
O STML valoriza e reforça a ideia de uma disponibilidade positiva por parte da Junta da Misericórdia para a resolução dos problemas que afetam os seus trabalhadores, não deixando de continuar a acompanhar atentamente a realidade dos associados deste Sindicato, intervindo sempre que necessário e oportuno. Unidos, informados e organizados, somos sempre mais fortes!
Se ainda não és sindicalizado, não esperes mais tempo. Junta-te ao STML!
|