Contrariando a vontade de alguns profetas da desgraça, que já vaticinam que no ano de 2017 não haverá lugar a promoções, o STML continua empenhado em ganhar mais esta batalha, não dando lugar ao pessimismo e não baixando os braços! Como a luta e a perseverança dão sempre frutos, como se verificou quando o STML resolveu o pagamento dos gratificados junto do Governo, continuamos com esse mesmo empenho. Neste sentido, temos reunido nas últimas semanas com os Grupos Parlamentares do PS, PCP, PEV e BE.
No âmbito das reuniões realizadas no passado mês de Outubro, foi entregue uma proposta sobre o regime de aposentação e a promoção nas carreiras dos bombeiros da administração local, defendendo os seguintes pontos.
- Carreira contributiva: nas diversas categorias, completa-se com 36 anos de serviço e não com 40 anos como a Caixa Geral de Aposentações (CGA) está a atualmente a considerar;
- Reposição do regime de bonificação de tempo de serviço efetivo (25%);
- Anulação do fator/taxa de sustentabilidade.
- À semelhança das exceções à limitação das promoções já existentes nas carreiras de segurança pública, que expressamente e nas mesmas condições, as carreiras de bombeiros profissionais sejam também consideradas excecionadas da proibição de promoção, operando-se, nesse sentido a alteração ao Artº. 38 da Lei 82-B/2014, introduzindo no corpo do seu nº 8, a referência expressa às carreiras constantes daquele DL nº. 106/2002.
Foi-nos garantido a formulação de uma proposta de alteração ao OE no sentido de possibilitar o procedimento concursal, mediante condições, para categorias de acesso na carreira, em termos similares aos que já possibilitam o acesso noutras carreiras na área da segurança pública.
A consumarem-se os compromissos dos partidos políticos com quem o STML reuniu, poderemos estar perante a resolução de assuntos de enorme importância para a vida dos Bombeiros profissionais.
INFORMAÇÃO DOS RH DA CML APÓS AS ÚLTIMAS REUNIÕES
CONTRATAÇÃO DE COZINHEIRAS
Após várias reuniões com o vereador dos RH, com que exigimos a entrada de novas cozinheiras para o RSB, foi-nos confirmada a contratação de mais oito cozinheiras este ano e mais uma no princípio de 2017, para o novo Quartel da Alta de Lisboa. No que concerne a gestão dos refeitórios foi afirmado que a mesma se manterá sob alçada da CML/RSB.
REFORÇO DE BOMBEIROS NO SOCORRO
Fomos informados que a nossa reivindicação do reforço do efetivo diário, de forma a garantir um mínimo de bombeiros no serviço de socorro que assegurem a operacionalidade do RSB, está neste momento a aguardar que o Sr. Comandante envie uma proposta para os RH afim desta ser aprovada pelo Vereador João Paulo Saraiva.
Mais uma vez reiteramos que é necessário a entrada imediata de mais bombeiros, mas até à sua entrada, o efetivo mínimo tem que ser assegurado pelos atuais bombeiros.
A Câmara Municipal deve ouvir o STML como o Sindicato mais representativo no seio dos Sapadores de Lisboa, além de considerar o conteúdo da Recomendação produzida pela Comissão de Segurança e Mobilidade da Assembleia Municipal, onde estão reforçados muitos dos argumentos apresentados pelo próprio Sindicato.
JUNTA-TE AO SINDICATO QUE LUTA E CONSEGUE MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, PARA OS BOMBEIROS SAPADORES DE LISBOA.
SINDICALIZA-TE, POIS JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES!
|