CADERNO REIVIDICATIVO
Nos últimos meses e como resultado dos plenários, visitas e contactos realizados com os trabalhadores dos mais variados setores profissionais da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, foi possível concluir o respetivo Caderno Reivindicativo, apresentado pelo STML ao Executivo liderado pelo Presidente António Cardoso na reunião do passado dia 23 de Março.
Damos conta dos assuntos debatidos, além das perspetivas de resolução face aos vários problemas identificados e apresentados. Assim,
- Da parte da Junta de Freguesia mantêm-se a abertura para a resolução do problema que afeta os trabalhadores do Fórum Grandela (Museu-Biblioteca República e Resistência), que passa impreterivelmente pelo seu regresso aos quadros da CML.
- É intenção da Junta de Freguesia, proceder à abertura de concursos para a contratação de pessoal (através de Contratos de Trabalho em Funções Públicas por tempo indeterminado), perspetivando, não só a resolução dos contratos precários atualmente existentes, mas também o reforço de pessoal nos setores profissionais onde essa necessidade tenha sido identificada.
- Estão empenhados em acelerar o processo de relocalização dos trabalhadores de vários setores operacionais, especialmente os que estão afetos à limpeza urbana no Posto de sete Rios, para as novas instalações do Calhariz. Esperam que esta mudança se concretize ainda durante este ano.
- Sobre a contratação de um ou uma trabalhadora cozinheira para a confeção de refeições no Posto de Limpeza, referem que apenas se concretizará quando estiverem no Posto do Calhariz.
- Sobre a aquisição de fardamentos e equipamentos de proteção individual de qualidade e em quantidade suficiente, referem que na semana de 28 de Março a 1 de Abril, irão receber novos equipamentos. Veem com bons olhos a proposta do Sindicato em criar uma reserva (stock) de material que permita uma resposta célere e eficaz nos casos em que é indispensável a substituição imediata de qualquer tipo de equipamento.
- Sobre a substituição de uma viatura (carrinha) para serviço de apoio à limpeza urbana, observam que já se encontra em curso o respetivo processo de aquisição.
Realçamos e valorizamos a abertura demonstrada pelos responsáveis da Junta de Freguesia aos diversos problemas colocados, perspetivando-se inclusive a resolução a breve trecho de algumas das reivindicações apresentadas. Contudo, face à natureza complexa de muitas outras situações, às quais urge dar uma resposta concreta e positiva, foi agendado para 25 de Maio uma nova reunião de trabalho.
O STML continuará a acompanhar os trabalhadores e os seus problemas, exigindo a sua resolução com responsabilidade, honestidade e seriedade. Relembramos ainda que respeitar os seus direitos e proporcionar melhores condições de trabalho, é um caminho indispensável à salvaguarda de um serviço público de qualidade, eficiente e económico. |