STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2016 STML, reúne com Presidente da CML
STML, reúne com Presidente da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 02 Maio 2016 15:32

RSB reduzidoNo dia 28 de Abril o STML esteve reunido com Fernando Medina, Presidente da autarquia, com o Vereador Carlos Castro responsável pela Proteção Civil e pelo RSB e a Diretora de RH. O objetivo primordial foi de informar estes responsáveis sobre as preocupações dos bombeiros, relativamente à forma como o socorro está a ser prestado desde o dia 1 de Abril, dia em que foi implementada a reorganização operacional, elaborada por um grupo de trabalho constituído por alguns Chefes do RSB e pelo Comando.

Transmitimos ao Presidente o porquê da nossa discordância relativamente ao projeto, referindo entre outras situações a nossa não concordância:

  • Com a existência de veículos essenciais ao socorro, como é o caso dos VUCI, VLCI, VE, VSAT á condição;
  • Que se substituam veículos de excelência como os VUCI por VLCI;
  • Que existam dois VSAT novos e que só um esteja guarnecido;
  • Com a colocação de apenas uma viatura de socorro em quarteis do RSB;
  • Que sejam efetuadas alterações às Ordenanças sem que os veículos de socorro estejam devidamente guarnecidos e equipados para determinados tipos de ocorrência para as quais são enviados.

O STML não deixou de dar os seus contributos, consubstanciados nas propostas que oportunamente fez chegar ao Comandante e ao Vereador.

Transmitimos também ao Presidente a não-aceitação de que se esteja a solicitar a bombeiros para assegurarem o serviço no seu período de folga, sem a devida compensação financeira. Trata-se de uma manifesta exploração dos bombeiros com o objetivo de solucionar as falhas que esta reorganização apresenta, tentando encobrir a falta de bombeiros e a má gestão dos mesmos.
O Presidente da CML tomou nota das nossas preocupações afirmando desconhecer quaisquer problemas ao nível operacional, e que iria reunir com o Comandante por forma a obter esclarecimentos sobre os problemas por nós relatados, ficando de nos informar sobre as conclusões.

O STML informou da decisão de denunciar publicamente as situações de ruptura do socorro que venham a suceder, de forma a preservar o prestígio da instituição RSB, e dos seus trabalhadores, assim como a sua segurança e a dos munícipes a quem prestam socorro.

Foram também abordadas as seguintes situações:

  • Pagamento dos serviços de prevenção pelo valor de taxa municipal:
  • Enquanto se aguarda a resposta da Autoridade Tributaria e Aduaneira ao parecer enviado pela CML, e também pelo STML, fazendo equiparação à PSP e GNR, houve concordância do Presidente em que se proceda de imediato, ao pagamento dos valores relativos ao período entre 1 de agosto e outubro de 2015, da mesma forma como foi paga até então (valor da taxa) data em que os bombeiros foram formalmente avisados através da O.S. Nº206 de 2015.

O STML continua no entanto a discordar da solução encontrada.

Abertura de novo concurso de ingresso:

  • Foi garantido ao STML que se vai abrir no mês de Junho o procedimento concursal com vista ao ingresso de nova recruta, tendo o STML exigido que os critérios de ingresso sejam alterados, de forma a corrigir o sucedido neste último concurso, onde se verificou que, com os critérios utilizados poderemos não estar a selecionar os melhores candidatos nas diversas vertentes, mas sim e apenas os que conseguem superar os exigentes testes psicotécnicos.

O STML foi informado da entrada da nova recruta em 16 de Maio.

 

RSB