STML reúne com nova estrutura dirigente do DRMM |
Quarta, 05 Agosto 2015 09:31 |
No dia 28 de Julho, o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa reuniu com os recém empossados dirigentes do Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica. Desta reunião destacamos as seguintes questões colocadas pelo STML e respetivas respostas obtidas pela estrutura dirigente do Departamento:
1. Reforço de diversas categorias operacionais em falta neste serviço, desfalcadas pelo elevado número de aposentações e carentes de rejuvenescimento das mesmas, conforme o acordado com a CML na luta levada a cabo pelo STML e trabalhadores em Junho de 2014: - Serão identificadas as carências das categorias em falta, destacando desde já as de vulcanizador e electricistas-auto. - Não dispondo da caracterização das necessidades identificadas anteriormente, a actual estrutura dirigente pretende optimizar a gestão de recursos humanos do Departamento antes de fechar o quadro de necessidades existente, monitorizando as tarefas realizadas pelos trabalhadores e o seu aproveitamento, implementando sistemas de gestão, nomeadamente o de controlo electrónico de assiduidade.
2. Vulcanizadores: - Os trabalhadores da unidade de pneumáticos serão afectos à Divisão de Manutenção de Frota.
3. Carpintaria/Marcenaria: - Esta unidade manter-se-á com caracteristicas transversais, realizando trabalhos para toda a CML.
4. Carência de formação profissional em diversos domínios: - Para além da formação inscrita no Plano Anual de Formação existente, serão identificadas as necessidades adicionais de formação de modo a que estas sejam propostas ao Departamento de Formação.
5. Aquisição e distribuição de fardamentos: - Será lançado procedimento internacional de aquisição de fardamentos para todos os trabalhadores do DRMM, que contemplará alterações em conformidade com deficiências identificadas nos existentes pelos trabalhadores e pelos técnicos de Segurança e Saúde no trabalho, e no imediato será feita uma aquisição por ajuste directo para responder às carências prementes.
6. Encerramento da garagem Olivais I: - Estando dada como certa a cedência daquele espaço para a Divisão de Iluminação Pública, o DRMM vai criar as condições para receber os trabalhadores e viaturas daquela garagem, até ao final do corrente ano.
7. Certificação do CAM, tacógrafos digitais e cartões magnéticos: - A formação do CAM está a ser acompanhada pelo Departamento de Formação, existindo dúvidas sobre a obrigatoriedade de instalação de tacógrafos digitais em todas as viaturas, que será analisada juridicamente, será contudo realizado um levantamento das necessidades de cartões magnéticos.
8. Obras de manutenção no Complexo Olivais II: - Está concluída a obra de cobertura e renovação do piso da ponte rolante, de reposição do tecto da estação de lavagem de viaturas, estão a decorrer as obras de adaptação da estação de lubrificação para as viaturas a GNC, serão brevemente lançadas as obras de melhoramento nas oficinas, nos balneários/vestiários e nas copas, com renovação do mobiliário e equipamento. - Melhoria das condições de trabalho nas portarias, tendo sido já realizadas pequenas pinturas e reparação dos aparelhos de ar condicionado, estão a ser adquiridos novos estores e previstas outras pequenas intervenções.
9. Posto Médico no complexo Olivais II: - É intenção desta nova estrutura dirigente a implantação de um posto médico no complexo, estando neste momento a ser identificado o espaço físico a disponibilizar e as obras necessárias para a sua instalação, o DRMM está a acertar com o Departamento de Segurança, Saúde e Higiene a colocação de médicos, enfermeiros e todo o equipamento necessário ao funcionamento do mesmo.
O STML continuará a acompanhar as evoluções que venham a decorrer neste importante sector, na defesa dos trabalhadores, seus direitos e da prossecução do serviço público na CML.
STML Sempre com os trabalhadores do DRMM |