STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2015 Alerta. Aqui há trabalho precário! Junta de Freguesia de Santa Clara
Alerta. Aqui há trabalho precário! Junta de Freguesia de Santa Clara Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 03 Fevereiro 2015 15:58

Alerta. ha tralbalho precario aqui- interjovem reduzidoNo âmbito da campanha da Interjovem/CGTP-IN "Alerta. Aqui há trabalho precário!", realizou-se hoje, dia 03 de Fevereiro, um plenário no Posto de Limpeza da Junta de Freguesia de Santa Clara, tendo sido ainda colocados pendões em vários locais de trabalho desta Junta.

Esta campanha tem como objectivo denunciar, esclarecer e lutar contra o flagelo da precariedade que existe no nosso país.

No Município da capital do país existe um número elevado de trabalhadores precários a ocupar postos de trabalho que satisfazem necessidades permanentes da cidade.

O recurso crescente a este tipo de contratação tem sido a consequência natural das políticas de desinvestimento que se tem verificado nos serviços públicos municipais, acentuada desde que António Costa assumiu a liderança dos destinos da cidade. Como elemento concreto, desde 2007 regista-se a redução de 3000 trabalhadores!

Na Câmara Municipal, nas Juntas de Freguesia e nas Empresas Municipais tem sido recorrente a utilização deste modelo de contratação de trabalhadores, muitos deles jovens, seja pela utilização dos "recibos verdes", de contratos emprego-inserção ou de estágios curriculares/profissionais.

A opção do PS, apoiada pelo PSD, em transferir competências para as Juntas de Freguesia, teve como consequência a degradação do vínculo público de trabalho, provocando o aumento exponencial de trabalhadores precários em várias áreas de intervenção pública. Destaca-se o avolumar dos contratos precários nos jardins-de-infância, nas piscinais municipais ou na limpeza urbana.

A título de exemplo, nesta Junta de Freguesia, o serviço de Limpeza Urbana funciona neste momento com quatro trabalhadores com contrato por termo indeterminado e vinte trabalhadores a Recibos Verdes.

 

Comunicado - Campanha de Alerta - No Município de Lisboa há trabalho precário

 

Ver fotos, aqui!

 

stml90x90