No dia 05 de Dezembro 2013, por solicitação do atual vereador responsável pelo setor, Dr. Carlos Castro, reuniu com o STML com o objetivo de, obter informação de situações pendentes e a obter uma ideia do estado atual do RSB e, também, com o objetivo de resolução dos problemas que afetam os bombeiros e o socorro prestado por estes. O STML reafirmou ao vereador, a sua intenção de exigir a este novo executivo que cumpra os compromisso assumidos na reunião a 11 de Setembro pela ex-vereadora, Drª Maria João Mendes e pelo ex-vereador responsável por este setor, Dr. Manuel Brito.
Das matérias abordadas, apresentamos o seguinte ponto da situação:
- Orçamento para o RSB: O vereador informou que o orçamento para o RSB vai ser reduzido, tendo o STML demonstrado preocupação e discordância, dado que as necessidades do RSB são muitas, havendo mesmo é a necessidade de aumentar o seu orçamento para repor a falta de equipamentos, viaturas e instalações, para prestar um bom serviço à população.
- Concursos para EPI's a decorrer no RSB: Foi demonstrada a necessidade premente da aquisição destes equipamentos reafirmada a exigência pelo STML de que se cumpra rapidamente o compromisso assumido por escrito pelos ex- vereadores da CML.
- Concursos de ingresso: Alertou-se o vereador para a falta de efetivos com que o regimento se debate diariamente, pelo que é inadiável o ingresso de uma nova recruta e, também nesta matéria informámos de que a ex-vereadora dos recursos humanos se comprometeu a que, no decorrer no atual ano seria aberto um concurso de ingresso. No entanto, tal ainda não se verificou.
Informámos também que a falta de chefias que existe no regimento é completamente desajustada à realidade do RSB provocando os problemas dai inerentes. Referiu-se ainda o tempo que medeia desde a abertura de um concurso de promoções até à conclusão deste, informando que a lei do orçamento prevê a possibilidade de abertura de concursos, estando neste momento dependente da vontade política da CML. O STML aguarda o cumprimento do compromisso assumido sobre esta matéria pelo Presidente da CML, durante a campanha eleitoral.
- Regulamento interno: Exigimos a aprovação do regulamento interno, pronto há já três anos e que se encontra apenas a aguardar a aprovação pela Câmara. Não podemos aguardar mais.
- Situação do aeroporto: Foi informado o vereador do protocolo que finda em Dezembro 2014, e manifestámos a nossa preocupação sobre a situação. O Vereador demonstrou também estar extremamente preocupado, dando a entender que a CML estará atenta ao caderno de encargos e a todo o processo de concurso publico que irá ser lançado em breve, uma vez que a câmara demonstra total interesse na permanência do destacamento no aeroporto, quer pela vantagem que existe para a cidade, bem como para a CML e para o próprio Regimento.
- Fardamento: Foi dada a conhecer a realidade do RSB em relação ao fardamento, nomeadamente na completa falta de brio com que nos apresentamos. Cada bombeiro veste uma farda de cor diferente, a total ausência de simbologia na representação e no atendimento à população, chegando ao ridículo de se comparecer em representações oficiais, ou até simplesmente na prestação de homenagens simbólicas, com a farda menos própria.
- Obras nos quarteis: O vereador foi informado da burocracia da CML relativamente à difícil resolução de pequenas avarias e obras no RSB em tempo útil, tornando-as em situações maiores e por vezes com maior gasto para os cofres da autarquia. Existem quarteis no RSB com necessidades de obras urgentíssimas, tendo falta de condições ao nível de higiene e segurança nos quarteis, chegando a não terem água quente para a higiene pessoal. Nada justifica esta realidade que coloca em causa quem diariamente tem por missão olhar pelo bem-estar da população. O STML solicitou ao vereador que se encontre uma solução para o RSB ter um fundo, de forma a poder resolver pequenas avarias nos quarteis e nas viaturas.
- Viaturas: Foi dado a conhecer ao vereador a urgente necessidade de substituição provisoria dos VECIS por algumas viaturas adaptadas para esta necessidade de socorro bem como da imperativa necessidade de aquisição de viaturas tais como VUCI´s e plataforma, para que se possa dar resposta às necessidades diárias que a cidade de lisboa coloca aos seus bombeiros.
- Prevenção ás casas de espetáculos: Ao Sr. vereador foi manifestada a nossa discordância sobre que, determinados serviços de prevenção sejam efetuados por bombeiros ao serviço, colocando por vezes em risco a segurança da cidade por se desguarnecer as viaturas de socorro, propondo que todas as prevenções voltem a ser feitas à folga, como STML sempre defendeu.
O STML congratula-se com a intenção manifestada pelo Vereador de realizar regularmente reuniões com esta estrutura, de forma a inteirar-se dos problemas do regimento, o que saudamos e esperamos que tenham como resultado a resolução dos problemas dos bombeiros do RSB e do socorro prestado.
STML sempre na luta pelos BOMBEIROS SAPADORES e pela população da cidade!
|