STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2012 É urgente a admissão de Cantoneiros de Limpeza na Câmara Municipal de Lisboa
É urgente a admissão de Cantoneiros de Limpeza na Câmara Municipal de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 18 Setembro 2012 15:07

A gestão de pessoal na CML, concretamente na limpeza urbana, comprova a urgência na admissão de cantoneiros de limpeza e a pertinência das reivindicações do STML

 

recolha_contentor_amareloO STML foi informado pela CML que, em virtude de não existir o número suficiente de cantoneiros de limpeza para assegurar o normal funcionamento dos serviços, teria que prolongar o período de tempo em que não existe reforço das voltas de remoção no primeiro dia da semana de trabalho, por mais 15 dias.

Esta prática, no reforço das voltas de remoção no primeiro dia da semana de trabalho, apenas era alterada anualmente durante o período das férias (15 de Julho a 15 de Setembro), compreensivelmente pelo facto de neste período existir menos população em Lisboa, logo, menos produção de resíduos sólidos. A esta constatação é necessário associar igualmente o facto de parte destes trabalhadores estarem em período de gozo das suas férias.

O prolongamento temporal anunciado pela CML consubstanciado na não existência de reforço neste dia, que sucede à folga de fim-de-semana destes trabalhadores, levará certamente à diminuição da qualidade do serviço de remoção neste dia em concreto e, podendo inclusive, prolongar-se pelos dias seguintes.

Resultado desta medida, será a possibilidade de haver voltas de remoção que não cumpram na totalidade a respetiva recolha do lixo, aumentando deste modo, a carga de trabalho para os trabalhadores que normalmente já executam estas tarefas de natureza penosa, insalubre e de risco.

O que se verifica atualmente na limpeza urbana vem dar, mais uma vez, razão ao STML que, já há algum tempo, reivindica junto do executivo camarário a admissão de cantoneiros de limpeza para colmatar a falta de trabalhadores neste sector.

Só com este reforço de pessoal é possível assegurar o nível de qualidade do serviço público municipal de limpeza urbana que os habitantes de Lisboa têm direito.

Qualidade que os trabalhadores deste sector e o STML não abdicam. A defesa dos nossos direitos é, simultaneamente, a defesa do serviço público municipal.