Trabalhadores do canil-gatil reunidos em plenário |
Quinta, 26 Maio 2011 15:41 |
No Canil-Gatil da Câmara Municipal de Lisboa vivem-se tempos muito difíceis. Dos 15 apanhadores de animais que actualmente laboram neste local de trabalho, 9 estão com contrato a prazo.
Na impossibilidade legal da renovação dos seus contratos de trabalho, os 9 trabalhadores vêem em risco o seu futuro na CML. Em Setembro próximo, 8 terminarão os seus contratos e 1 terminará em Janeiro de 2012. A não abertura de procedimentos concursais por parte do actual executivo, implica objectivamente, o despedimento de 9 trabalhadores. António Costa demonstra uma insensibilidade gritante face a este problema que ganha contornos de profunda injustiça. Durante 3 anos, os trabalhadores em risco de despedimento, foram necessários e imprescindíveis, agora, são escandalosamente descartáveis.
Face a esta situação, o STML efectuo um plenário nos Paços do Concelho no dia 25 de Maio com os 9 trabalhadores. Por unanimidade foi aprovada a moção que em baixo se transcreve na íntegra. Os trabalhadores e os dirigentes sindicais do STML deslocaram-se para o Largo do Intendente onde está agora o presidente António Costa a quem entregaram a já referida moção. A luta em defesa dos postos de trabalho e contra o despedimento dos 9 trabalhadores do Canil-Gatil irá continuar. Não aceitamos que os trabalhadores sejam transformados no bode-expiatório da crise que o país atravessa e para a qual não contribuíram em nada. A luta irá continuar inevitavelmente.
MOÇÃO Os trabalhadores do Canil-Gatil Municipal, reunidos em plenário no dia ¨ O serviço é presentemente assegurado por 15 Tratadores - Apanhadores de Animais (TAA’s); ¨ Que dos 15 TAA’s apenas 6, estão ao abrigo do regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado; ¨ Que os restantes 9 TAA’s terminam brevemente o regime de contrato para funções publicas a termo certo (7 TAA’s no dia 15 de Setembro, 1 TAA no dia 30 de Setembro e 1 TAA no mês de Janeiro/2012); ® Exigir dos responsáveis municipais a tomada de medidas que se tornem necessárias, para atempadamente resolucionar a questão dos trabalhadores que estão em vias de ficar sem posto de trabalho; ® Exigir também que as obras no Canil-Gatil contemplem o afastamento de balneários e refeitório dos trabalhadores do local de acolhimento de animais; ® Mandatar a Direcção do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa -STML-, para o desenvolvimento de todas as acções que venham a ser necessárias para a resolução do problemas do número de trabalhadores neste local de trabalho e à denuncia e sensibilização da opinião pública para esta matéria; ® Dar conhecimento desta Moção a todos os vereadores da Câmara Municipal de Lisboa.
Lisboa,
|